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5 coisas que uma agência de comunicação pode fazer pela sua marca

    

5 coisas que uma agência de comunicação pode fazer pela sua marca

As agências de comunicação podem fazer muitas coisas para melhorar a percepção de valor de sua marca junto ao público. Mas, antes de mais nada, o que é uma agência de comunicação? Hoje as agências de comunicação estão segmentadas em função de seu principal foco.

Existem as agências de publicidade, as agências de marketing promocional (eventos e ações promocionais), as agências digitais (campanhas de marketing digital), as agências de inbound marketing (marketing de conteúdo para atrair e engajar público, visando gerar leads para vendas) e existem as agências de comunicação corporativa, ou simplesmente agências de comunicação, como o mercado prefere trata-las. Vamos nos focar nessa última categoria.

As agências de comunicação corporativa até muito recentemente eram conhecidas como “assessorias de imprensa”, se focando na comunicação institucional da marca junto à mídia. O mundo mudou, a assessoria de imprensa virou relações com a mídia e o escopo das agências de comunicação corporativa se ampliou muito.

Algumas agências de comunicação corporativa ainda são apenas assessorias de imprensa, mas as mais modernas e antenadas com as necessidades das marcas podem ser muito úteis em várias frentes, das quais destacamos cinco:

  1. Definir as melhores estratégias de comunicação para a marca

Como escolher as melhores estratégias de comunicação para sua marca? Essa pergunta é muito comum e a resposta é: depende. Depende de que valores de marca você quer passar para o público e de quais são os gaps de percepção. Quando falamos de valores de marca, normalmente as pessoas pensando em produto e excelência tecnológica, mas não necessariamente. Conveniência, preço, disponibilidade, acessibilidade, serviços agregados, variedade, etc, são alguns dos outros valores que também podem ser muito importantes na escolha de uma marca por seus clientes. Como definir os valores da marca? Eles dependem da estratégia de posicionamento e esta depende de um plano de comunicação que pesquise as necessidades do público e sugiram os valores mais fortes a serem comunicados. Posicionamento e valores de marca são entregáveis de um Plano Estratégico de Comunicação e essa é uma das coisas importantes que uma agência de comunicação pode fazer por sua marca. 

  1. Engajar o público nos canais digitais

Hoje o público cada vez mais prioriza os canais digitais para se informar. As redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Instagram) e os sistemas de mensageria (Whatsapp, Snapchat, Slack) estão bombando e sua empresa não pode ficar fora, se quiser se relacionar com o público e engaja-lo com a marca. A questão é: como uma marca pode atuar em plataformas que são naturalmente P2P (pessoa a pessoa), sem ser estigmatizada como intrusa? Posts promocionais pegam muito mal, a menos que inseridos no contexto (publicidade nativa). Planejar e gerir os perfis digitais de sua marca nas redes sociais e nos sistemas de mensageria é mais um serviço útil que as agências de comunicação corporativa podem prestar.

  1. Monitorar o comportamento do público

O público hoje é senhor de suas escolhas, volúvel, multicanal e multimídia. Na jornada de informação e compra de uma reserva de hotel, o potencial comprador pode ser influenciado por um texto de turismo Facebook, pesquisar no Google por palavras-chave, visitar os sites de alguns hoteis, checar a qualidade dos serviços no Trip Advisor, se aprofundar no tema nas redes sociais e finalmente fazer a reserva no Trivago. Se sua marca é de um hotel e ela não estiver presente a cada passo da jornada do potencial comprador, então tchau negócio. Como acompanhar a jornada de informação do público? Existem muitas plataformas de monitoramento, mas trata-se de um processo complexo. Monitorar a presença de uma marca (e a do concorrente) durante a jornada do público é mais uma das utilidades de uma agência de comunicação

  1. Tornar o conteúdo proprietário de seu site visível para o público

As empresa gastam uma grana caprichando no visual e na navegabilidade de seus web sites. Nada contra isso, mas está longe de ser suficiente. Sem entender o que e como o público procura informação dificilmente o conteúdo proprietário de seu site, blog ou portal de negócios publicará a informação certa, no formato certo e no momento certo. O SEO (Search Engine Optimization) não é uma coisa nova, mas continua desconhecido da grande maioria dos marqueteiros, ou se conhecem, acabam não aplicando suas regras no desenho e planejamento do conteúdo das páginas web da empresa. Muitos simplificam SEO como “repetir muitas vezes dentro do texto as palavras-chave mais usadas pelo público na busca de informação. O algoritmo do Google é muito mais esperto do que isso. SEO não é para amadores e esse é mais umas das muitas utilidades de uma agência de comunicação corporativa.

  1. Tornar as ações de relacionamento com a imprensa pró-ativas

Nos velhos tempos da assessoria de imprensa, o trabalho era reativo. O assessor de imprensa perguntava a seu cliente quais as novidades que este gostaria de comunicar para o público. De posse dessa informação procurava um veículo que se interessasse pela publicação da matéria. Ou seja, o assessor de imprensa era apenas um intermediário, que usava seu relacionamento com a mídia para conseguir espaço para seu cliente, sem entrar no mérito do valor que essa matéria teria para os negócios da empresa. Hoje, o profissional de relações com a mídia precisa conhecer as estratégias de negócio e o posicionamento escolhido pela marca para pro-ativamente propor as melhores ações com a imprensa, sugerindo inclusive os veículos mais adequados (mídias-alvo). Relações com a Mídia, de forma proativa, é mais uma das utilidades de sua agência de comunicação corporativa.

É preciso ter em mente que apenas o trabalho de uma boa agência de comunicação não é suficiente. O engajamento do time de marketing do cliente e de seus executivos é de fundamental importância para o sucesso da execução das estratégias de comunicação.

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Topics: agência de comunicação

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