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7 dicas para construir um ótimo plano de comunicação digital

    

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Como anda a gestão de redes sociais da sua empresa? Você se sente seguro quanto às estratégias adotadas para sua comunicação digital? Os resultados obtidos no último ano foram satisfatórios?

Essas perguntas surgem quando chega a hora de pensar na gestão de redes sociais e no planejamento de comunicação digital para o próximo ano. A alternância entre erros e acertos tem tirado o sono dos gestores das marcas sobre o que fazer, como fazer e por onde começar.

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A solução é: comece com um plano de comunicação digital! Abaixo você confere 7 dicas para construir um ótimo plano e se sentir mais seguro na definição de estratégias e obtenção de resultados.

  1. Alinhe as expectativas

É comum encontrar gestores empolgados com o potencial de ações nas redes sociais e que, em um segundo momento, ficam desapontados com o baixo engajamento ou com a ausência de resultados, principalmente em vendas. É imprescindível entender que a comunicação digital por si só não faz milagre, ela é uma fatia importante de todo o planejamento de comunicação da empresa. Escolher estratégias digitais assertivas depende mais do seu objetivo estratégico macro do que da cara da marca no Facebook, por exemplo. Outras frentes são igualmente importantes, como relações com a mídia, eventos, comunicação interna, etc.

  1. Entenda seu público

Sabemos que a comunicação certa para o público certo não é mais apenas uma parte do plano que devemos considerar, mas sim, o princípio de qualquer plano de comunicação digital. Quem é o seu público? O que ele quer saber? Como você pode responder suas dúvidas? Onde ele está? Quem é a sua persona? Esse é o início de tudo. Atualmente temos diversas ferramentas digitais para identificar o perfil de visitantes de um determinado site, por exemplo. Explore esses recursos!

  1. Defina seus objetivos

Responda à pergunta: quais são os objetivos estratégicos da marca? Você pode querer aumentar as vendas, se relacionar, atrair clientes, fidelizar... para todos esses objetivos há uma ferramenta digital para te ajudar. É com essa definição que começamos a pensar no conteúdo de seu plano digital.

  1. E a concorrência?

Antes de partir para a próxima etapa, vamos analisar a concorrência? Como está a estratégia digital dos concorrentes? Como eles estão se posicionando? Uma busca sobre o que é falado do concorrente e sobre as ações por eles produzidas pode ser muito esclarecedora e rica para a produção do seu planejamento.

  1. Escolha os canais e defina o conteúdo

Com base em todo o estudo realizado até agora, podemos definir quais os canais certos para a presença ativa da marca nos ambientes digitais. É hora de deliberar sobre as ações de comunicação, recursos, responsáveis, meios de execução, conteúdo e tudo o que for necessário para cumprir o estabelecido. Esteja aberto para novos canais e ferramentas e busque as melhores estratégias em Inbound marketing, SEO, site, mobile, e-mail marketing... O novo consumidor está em busca de informação sobre as marcas e essa informação precisa ser relevante e estar ao alcance dele. Construa, portanto, um plano editorial que responda as dúvidas do seu cliente, pensando na sua persona.

  1. Orçamento

Pense no orçamento necessário para cumprir o planejamento digital. Seja detalhista e estime todos os custos. Lembre-se que esse também é o momento de alinhar a verba dedicada ao digital com o seu plano macro de comunicação. Considerando o estudo realizado e os objetivos definidos, a verba de mídia está distribuída corretamente?

  1. Como saber se está dando certo?

Defina todos os KPIs e métricas aplicáveis para que o controle esteja totalmente em suas mãos. Medir com periodicidade diária, semanal ou mensal a gestão das redes sociais garantirá o sucesso das suas ações. Defina métricas para objetivos específicos e, se algo não estiver correndo conforme o planejado, mude a estratégia.

Agora é hora de definir um cronograma para executar as ações e seguir em frente! Na maioria dos casos, o planejamento tem duração de um ano, com ações que devem ocorrer ao longo do período. Não se esqueça de que esse material é consultivo, podendo ser atualizado e alterado se algo não estiver dando certo ou alguma coisa mudar.

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