RMA Trends

Olho no futuro: os caminhos para uma carreira de sucesso

    

shutterstock_183125153.jpg

Os tempos mudaram. Se no passado os profissionais entravam em uma empresa e passavam toda a sua carreira lá, até a aposentadoria, hoje esses casos são raros. Ainda na faculdade, jovens buscam experiências diferentes e traçam planos para o futuro. Crescimento da carreira, cargos e salários ainda são importantes. Mas qualidade de vida, felicidade e tempo para a família e lazer ganham um espaço cada vez maior nos sonhos das novas gerações. Mas você sabe mesmo onde quer chegar? E, ainda mais importante, você sabe os passos que tem que percorrer para trilhar esse caminho?

No mercado de trabalho, independentemente do setor de atuação, não existem atalhos. Comprometimento e dedicação são fundamentais para quem quer ter uma carreira de sucesso e garantir o desenvolvimento profissional. Mas sem foco e sem um plano de voo definido você pode acabar em um lugar que não gosta, em uma empresa fora do seu perfil e no cargo inadequado para as suas ambições. Quando se trata de sonho e carreira, precisamos saber onde queremos chegar.

Deixar a gestão da carreira apenas sob responsabilidade da empresa onde trabalha também não é um bom negócio. Se a organização é bacana e oferece diversas oportunidades, cabe a cada um aproveitá-las e descobrir como se tornar um melhor profissional e não perder possíveis ondas. Ter líderes inspiradores, que apoiem nessas decisões com direcionamento conscientes é sempre um diferencial.

 

 New Call-to-action

 

Para garantir o sucesso no seu plano de carreira, não se esqueça:

  •         Planeje suas metas de curto e médio prazo
  •         Peça orientações, de forma contínua, aos seus pares e gerentes
  •         Atue proativamente nas redes sociais mais relevantes, principalmente no LinkedIn
  •         Expresse publicamente a sua opinião, por meio de conteúdos sobre tendências do setor e participação em eventos importantes
  •         Esteja atento a novas tendências
  •         Estude e pesquise competências mais relevantes

Acima de tudo isso, demande transparência e orientação da empresa onde trabalha. Ela deve ser responsável por orientar sobre os requisitos e competências necessários para desenvolver a carreira planejada. E mostre o quanto você quer aquilo. O mundo pode ter mudado, mas força de vontade, bom senso, estudo e compromisso nunca saem de moda.

 

 * Olívia Nercessian é coordenadora de atendimento da RMA Comunicação

Topics: Recursos humanos, Carreira

SIGA

Assine

EBOOKS

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action