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Os desafios dos líderes na era digital

27 de Julho de 2016

Topics: comunicação inbound


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Quais são os desafios do líder do século 21? Difícil definir, assim como também não é simples descrever todas as habilidades que um profissional precisa ter para conseguir vencer esses tais desafios que se apresentam diariamente, seja no campo da gestão, na busca por melhores resultados ou ainda no planejamento de ações que visam o bom atendimento e fidelização de seus clientes.

Mas uma coisa é certa, o olhar estratégico é fundamental para suportar todas as decisões de negócios desses líderes, por isso precisa permear todas as suas iniciativas. E, ao falar de estratégia, não dá pra deixar de fora um bom plano de comunicação, que englobe as mais variadas plataformas, ferramentas e conteúdos.

A todo momento vemos novos canais serem criados e caírem no gosto – e no uso – dos consumidores. Mapear esse comportamento é imprescindível para que uma empresa conheça a jornada de consumo do seu público-alvo e, a partir daí, desenhe a estratégia mais eficiente para alcançar seus objetivos, cruzando os canais preferenciais e conteúdos relevantes que atendam aos interesses desses consumidores. Sim, conteúdo de relevância. Sempre. Conteúdo é o ponto-chave e essa realidade não mudará.

“Ah, mas a minha empresa já está presente nas redes sociais e isso é suficiente. Não preciso de um planejamento específico para essas mídias, uma vez que meu negócio é B2B e a internet é focada em entretenimento, com baixo potencial corporativo”. Não! Esse argumento há tempos não pode ser mais utilizado e pesquisas estão aí para mostrar o porquê. Um exemplo é estudo do Hubspot, que aponta que cerca de 2 bilhões de pessoas estão presentes nas redes de relacionamento, ou seja, mais de 70% do total de usuários da internet em todo o mundo. Parece óbvio, mas muitos líderes ainda pensam assim e esse posicionamento mina qualquer estratégia, uma vez que não contempla um dos principais caminhos para o relacionamento e diálogo com seus stakeholders.

Portanto, não basta apenas ter presença digital. Essa presença precisa ser pensada, planejada, contar com ações específicas para cada canal, conteúdo multimídia e de qualidade, KPIs determinados, resultados mensuráveis. Mas, antes de tudo isso, é preciso ter uma equipe capacitada para pensar em iniciativas, dialogar, analisar as respostas dos usuários e que tenha agilidade para mudanças rápidas de rota sempre que necessário. Contar com profissionais especializados em BI, que monitorem e tragam insights pertinentes e que somem inteligência às ações de mídia digital também é importante. Sem isso o engajamento não virá e o investimento será em vão.

Investimento? Sim, investimento. Um bom trabalho de mídia digital requer investimento e os líderes não podem ignorar isso em seus planos de negócio. Investimento em campanhas segmentadas, SEO, adds, links patrocinados, impulsionamento de conteúdo, entre outros. As plataformas estão repletas de dados valiosos, que permitem que a empresa conheça sua audiência, realize ações assertivas, monitore seus resultados e calcule seu ROI de forma satisfatória.

É, realmente não é fácil ser um líder nos dias atuais. Os desafios são inúmeros. É preciso estar atendo ao desenvolvimento da equipe, às exigências dos clientes, aos resultados, à rápida evolução do mercado. Por isso não pare nunca de estudar, certifique-se de estar sempre por dentro das movimentações da sua área, exercite o olhar amplo e estratégico, cerque-se de profissionais e parceiros competentes. Trabalhe muito. Dê boas-vindas ao seu sucesso!     

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