RMA Trends

Empresas B2B devem estar nas redes sociais?


A relação entre comunicação B2B e as redes sociaisnão é a das mais claras no primeiro olhar. Muitas empresas desse setor ainda têm dúvidas sobre entrar ou não nesses canais e, uma vez lá, como conduzir uma comunicação efetiva de fato?

Continue Lendo

Topics: ambiente digital

O papel do conteúdo na estratégia de comunicação e marketing

Se você trabalha com comunicação e marketing há mais de 10 anos, talvez se lembre das conversas sobre a comunicação “de um pra muitos” e a comunicação “de muitos pra muitos”, tão comuns no nosso mercado à época. Para o bem ou para o mal, eram tentativas de explicar as diferenças entre o cenário da mídia dita “tradicional", hoje em declínio, e o novo cenário, o atual, em que a mídia está fragmentada em milhões de criadores, editores e curadores de conteúdo.

Até bem pouco tempo, grandes grupos de mídia concorriam apenas entre si quando o assunto era atenção da audiência. Se você quisesse ter acesso ao público do seu produto ou serviço, o segredo era se concentrar nestes players. É o que o Seth Godin chama de TV-Industrial Complex: compre anúncios / apareça para seu público / venda mais / compre mais anúncios… e por aí vamos.

Velhos hábitos custam a morrer, e o que as grandes marcas fizeram nestes primeiros anos do novo cenário foi, com raras exceções, reproduzir o que elas já faziam, só que agora no mundo digital. Ou seja, ter um grande investimento em mídia como estratégia principal para a construção de marca e a geração de demanda. Tanta grana escoando para a compra de atenção e o resultado é que este novo cenário, em teoria fragmentado, só o é, na prática, até certo ponto.

Estão aí os novos gatekeepers, Google e Facebook, que não me deixam mentir. Ambos com um poder que os grupos de mídia do passado jamais sonharam ter, porque com alcance global de verdade, e porque proprietários dos maiores bancos de dados sobre perfil e comportamento da história humana. Só nos parece aceitável que essas empresas saibam o que sabem sobre nossas vidas porque assim elas nos acostumaram a pensar e agir, apelando à nossa carência, vaidade e necessidade de gratificação instantânea. Mas esse é outro assunto, para outro dia.

Continue Lendo

Topics: planejamento estratégico de comunicação, ambiente digital, Marketing de conteúdo, Planejamento de Comunicação e Marketing

Estratégia digital: não perca de vista os desafios da sua comunicação nas mídias sociais

A presença de uma marca no ambiente digital deve, assim como em todas as outras áreas de comunicação em que a empresa se apresenta, estar embasada em um planejamento estratégico que define qual o objetivo que a companhia quer atingir.

É importante ressaltar que, independente do canal escolhido para atuar, deve-se partir do princípio de que as mídias sociais são a plataforma da "comunicação de mão dupla". Seu alcance permite uma aproximação direta da empresa com o público-alvo, mas requer uma dedicação e um tato maior para o relacionamento por conta da exposição.

Continue Lendo

Topics: comunicação digital, mídias sociais,, ambiente digital

SIGA

Assine

EBOOKS

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action