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Os três cuidados que uma empresa de saúde deve ter ao contratar uma agência de Comunicação Corporativa

O processo de comunicação para o segmento de Saúde possui características muito específicas. Quando falamos em Relacionamento com a Imprensa, além da alta competição, dada a variedade de empresas e segmentos de negócios (farmacêuticas, fornecedores de equipamentos e suprimentos, hospitais, laboratórios), é necessária uma atenção redobrada para tudo que é comunicado ao mercado, uma vez que a regulação do setor é bastante severa neste aspecto.

Para ajudar as empresas a decidir com mais segurança na hora de bater o martelo na contratação de um parceiro, elencamos três dicas que podem ser úteis:

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Topics: como fazer um plano de comunicação corporativa, assessoria de imprensa, agência de comunicação

Planejamento estratégico de comunicação corporativa para universidades: 4 etapas essenciais

O segmento de educação no Brasil passa por um momento de consolidação. Desde a primeira abertura de capital no setor em 2007, já foram registradas mais de 180 aquisições de pequenas e médias instituições. A consolidação do setor tem tornado o cenário mais competitivo e desafiador.

Ter uma marca forte, oferecer uma localização conveniente ou ser reconhecido pela qualidade do corpo docente não são mais as únicas alternativas para destacar-se da concorrência. O mercado assiste a uma disputa entre gigantes, na qual a comunicação corporativa tem um papel decisivo, que exige planejamento e alinhamento à estratégia de negócios da instituição.

O planejamento estratégico de comunicação tem o objetivo de construir e fortalecer o posicionamento da marca, buscando aproximá-la de seus públicos-alvo. O papel do planejamento é entender as características do mercado em que a instituição atua (necessidades e expectativas de alunos, professores e parceiros) e encontrar uma proposta de valor que explique como a ela atende a cada um melhor do que seus concorrentes.

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa, universidades

Monitoramento de mídia: os olhos e ouvidos da sua marca

Com a disseminação da Internet, das mídias sociais e dos dispositivos móveis, hoje qualquer pessoa pode ser protagonista de uma notícia. Cada vez mais é comum que o público "fure" a imprensa, publicando nas mídias sociais fotos e comentários sobre eventos de impacto, muito antes dos profissionais.

A cobertura do último tsunami no Japão, por exemplo, foi marcante pela enorme participação do público. Os primeiros - e alguns dos melhores - vídeos e fotos foram capturados por pessoas "comuns", e republicados pelos grandes veículos da imprensa internacional. A interdependência entre a chamada "mídia tradicional" e as mídias sociais é uma tendência irreversível: todos os dias jornalistas se valem de conteúdo e assuntos que estão em evidência na internet para enriquecer suas pautas.

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Jogo dos 7 erros: os problemas mais comuns em um trabalho de assessoria de imprensa

Quem não se lembra do jogo dos sete erros? Duas figuras aparentemente idênticas, mas que a um olhar mais atento revelavam sutis diferenças. 

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Comunicação corporativa: não grite, senão ninguém te escuta

*Por Augusto Pinto, Sócio da RMA Comunicação

Executivos e empresários foram educados para "cacarejar" sobre seus negócios. Passamos nossas vidas "vendendo nosso peixe" por meio da imprensa, campanhas publicitárias, web site de nossa empresa e, claro, em nossas apresentações de vendas, recheadas de PPT's. Porém, subitamente (ou talvez nem tão subitamente assim, talvez nós é que estávamos distraídos), nossa mensagem começa a se perder no mercado persa que se tornou a comunicação entre empresas e pessoas. Vivemos claramente uma época de déficit de atenção. Veja se a cena que vou descrever a seguir já aconteceu com você:

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, economia da atenção, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, tendências, métricas, indicadores, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa

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