RMA Trends

Comunicação Corporativa, afinal o que isso significa?

Antes de mais nada, é importante diferenciar marketing de comunicação. Fazendo um quote, reproduzimos aqui um trechinho de artigo recente: “O marketing deve propor as estratégias para valorizar a marca diante de seu público-alvo e a comunicação as executa, levando a mensagem certa, para o público certo, na mídia certa. Ou seja, o que liga o marketing à comunicação é a mensagem”.

Continue Lendo

Topics: planejamento de comunicação, comunicação corporativa, posicionamento de marca, agência de comunicação

Imagem corporativa: dicas para surfar as crises sem morrer na praia

 

A imagem de uma empresa é o bem mais valioso que ela possui, pois custou muito tempo e dinheiro para ser construída. Infelizmente, quando chega uma crise a imagem construída por anos pode se desfazer como um castelo de areia. Como as crises são normais (e até saudáveis) na vida de uma empresa, é preciso que estejamos preparados para enfrentá-las, quando elas inevitavelmente chegam.

 

Continue Lendo

Topics: comunicação corporativa, gestão de crises, relações com a mídia, reputação, crises

Imagem corporativa, um alicerce fundamental aos bons produtos

Foi-se o tempo em que lindas propagandas ou produtos interessantes bastavam para conquistar a confiança e simpatia de um cliente. Com um público cada vez mais conectado e interessado em questões humanas – o que é muito positivo, vale reforçar –, as marcas estão expostas por inteiro, com atitudes acompanhadas, avaliadas e julgadas em todas as suas frentes. Assim como acontece com uma pessoa, o comportamento é, hoje, fator decisivo para alguém se relacionar com uma marca.

Continue Lendo

Topics: comunicação corporativa, construção de marca, reputação, redes sociais

Comunicação Corporativa: Muito além da assessoria de imprensa

Olhar a comunicação corporativa com um programa exclusivamente de assessoria de imprensa limita (e muito) a eficiência das mensagens da companhia. Dados de recente estudo feito pela Brandwatch.com[i] com as 200 principais marcas B2B globais mostram que, em um dia comum, elas são citadas quase 3 mil vezes em fóruns, mais de 2.500 vezes em blogs e 375 vezes em sites de vídeos e imagens. Sim, os sites de notícias são importantes: o reporte mostra que estas empresas aparecem mais de 5 mil vezes por dia em sites de notícia. Mas fica claro a quebra de paradigmas: hoje, um programa de comunicação corporativa que não integra assessoria de imprensa com comunicação digital, comunicação interna, relações públicas e outras disciplinas, tem enormes chances de ser pouco eficiente. Somente com um planejamento estratégico detalhado com visões sobre todas as ferramentas de comunicação é possível auxiliar a companhia a alcançar seus objetivos de negócios, respeitando sua missão e seus valores e considerando todos seus públicos-alvo.  

Continue Lendo

Topics: comunicação corporativa, assessoria de imprensa

Investir em comunicação corporativa ajuda minha empresa a vender mais?

As ações de marketing digital contam com sofisticadas ferramentas que analisam todas as métricas e permitem mensurar facilmente o retorno sobre o investimento (ROI) de cada iniciativa: o custo por clique, por download, por visita, por lead, por venda. Mas, quando falamos de comunicação corporativa o cenário é um pouco diferente: muitos gestores dessa área têm dificuldade em apresentar seus números para o board da empresa. Afinal, como encontrar dentro das ações de comunicação formas de se mensurar os resultados e as vendas?  Isso é possível?

Continue Lendo

Topics: comunicação corporativa, agência de comunicação, ROI

SIGA

Assine

EBOOKS

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action