RMA Trends

7 práticas de análise de dados para usar no seu plano de comunicação

Muitas empresas elaboram planos de comunicação e marketing sem considerar determinados indicadores, sobre seu mercado e atuais e potenciais clientes, disponíveis em resultados de pesquisas e na internet em especial as redes sociais. Esse apanhado de informações podem permitir que a companhia conheça a fundo as particularidades do seu negócio, de maneira a identificar quais condutas trarão melhores resultados com o público-alvo.

Ter em mãos munição de primeira qualidade para elaborar um plano de comunicação é o primeiro passo. Por isso, listamos abaixo 7 práticas recomendadas para fazer parte do planejamento de comunicação e marketing da sua empresa.

Continue Lendo

Topics: indicadores, gestão de reputação e visibilidade

Big data e a inteligência de comunicação

*Por Carlos Tesore, diretor da unidade de serviços da RMA Comunicação

No século passado as grandes agências de publicidade vendiam aos seus clientes o sonho da propaganda, fazendo brilhar os olhos (e a cobiça) dos empresários. A ideia era investir em campanhas milionárias para receber o triplo em vendas. Eram os bons tempos onde a genialidade da Madison Avenue (avenida símbolo das agências de publicidade em NYC), levando em conta o efeito manada de um público consumidor ainda não educado, vendia até geladeiras para esquimós.

Continue Lendo

Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, tendências, métricas, indicadores, riscos, ROI, pesquisa

Comunicação corporativa: não grite, senão ninguém te escuta

*Por Augusto Pinto, Sócio da RMA Comunicação

Executivos e empresários foram educados para "cacarejar" sobre seus negócios. Passamos nossas vidas "vendendo nosso peixe" por meio da imprensa, campanhas publicitárias, web site de nossa empresa e, claro, em nossas apresentações de vendas, recheadas de PPT's. Porém, subitamente (ou talvez nem tão subitamente assim, talvez nós é que estávamos distraídos), nossa mensagem começa a se perder no mercado persa que se tornou a comunicação entre empresas e pessoas. Vivemos claramente uma época de déficit de atenção. Veja se a cena que vou descrever a seguir já aconteceu com você:

Continue Lendo

Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, economia da atenção, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, tendências, métricas, indicadores, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa

Comunicação corporativa: quanto vale sua marca para o público?

Ser mais conhecido ou ter uma imagem melhor: o que é mais importante para a percepção de valor de uma marca? Antes de responder a essa pergunta é preciso refletir sobre algumas outras:

• O que sua empresa vende? Uma oferta B2C de consumo de massa e baixo valor agregado (biscoitos, cerveja, sabão em pó, etc)? Uma oferta B2C de nicho (suplementos para atletas, viagens de luxo)? Ou uma oferta B2B de alto valor agregado (software, consultoria, incorporação imobiliária)?

Continue Lendo

Topics: planejamento estratégico de comunicação, indicadores, construção de marca, posicionamento de marca, relações com a mídia

Como definir as métricas de comunicação corporativa no seu planejamento estratégico?

Falar de métricas de comunicação pode gerar bons debates e até frustrar muita gente. Mas antes de discorrer mais sobre o tema, é importante refletir sobre algumas perguntas:

  • O que são métricas e para que servem?
  • Como definir e avaliar métricas de comunicação?
  • Por que preciso definir métricas para comunicação?

Durante anos essas perguntas foram tratadas de maneira marginal por muitos gestores de comunicação e marketing. O que importava era ganhar do concorrente com campanhas publicitárias milionárias.

Os anos dourados dos budgets ilimitados e investimentos sem mensuração ficaram para trás. O cenário atual é bem diferente. Hoje, o que mais se ouve dentro da área de comunicação das empresas é: "quais foram os resultados?" As palavras de ordem em qualquer reunião de diretoria, conselho ou board executivo são Return On Investiment (ROI).

 

Métricas: o que são e para quê servem?

O primeiro passo é entender o contexto de métricas dentro da comunicação: elas servem para mensurar qualquer ação ou investimento de comunicação e marketing, por mais intangíveis que algumas delas possam parecer. As métricas estão relacionadas a fatores ou unidades que podem ser mensuradas e analisadas quanti e qualitativamente. Quantidade de visitantes do site, número de fãs nos perfis das redes sociais ou ainda relevância das pessoas que participaram de um evento são exemplos de métricas comuns utilizadas na comunicação.

 

O papel das métricas no Planejamento Estratégico de Comunicação

De acordo com suas necessidades, cada empresa costuma utilizar as métricas que mais lhe atraem. Porém, o que mais chama a atenção é que em 90% dos casos, elas estão desassociadas do Planejamento Estratégico de Comunicação, ou seja: apesar de serem acompanhadas e analisadas, não estão alinhadas com os objetivos de negócio a que as ações de comunicação e marketing estão dando suporte.

Sempre que isso acontece fica praticamente impossível sustentar uma defesa de retorno de investimento ou propor mais investimentos junto ao board. A conta não fecha. Não é possível medir sem definir previamente o objetivo estratégico, que deve obrigatoriamente estar associado aos desafios de negócios.

O primeiro exercício ao definir as métricas é se perguntar se elas vão ajudar a saber se os objetivos estão perto de serem alcançados. De nada adianta apresentar relatórios com números impressionantes se  não estiverem correlacionados com as estratégias da empresa. Serão apenas números e você não saberá o que fazer com eles. Lembre-se: métricas e planejamento estratégico andam sempre juntos. Se isso não está acontecendo na sua empresa, é sinal de que algo está fora do lugar, e que seus objetivos de comunicação e marketing para o ano podem estar comprometidos.

PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

Continue Lendo

Topics: comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, métricas, indicadores, ROI

SIGA

Assine

EBOOKS

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action