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Como conteúdo proprietário pode ajudar na visibilidade da marca


Grande parte das pessoas quando possui alguma dúvida sobre qualquer assunto procura as respostas nos sites de busca, certo? É nesse momento que o conteúdo pode fazer diferença e ajudar a atrair potenciais clientes. A empresa oferece conteúdos de qualidade,  que ajudam a sanar as dúvidas dos consumidores
e a educá-los, o que, em contrapartida,  gera o engajamento do público com a marca, potencializando a probabilidade de novos clientes.

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Topics: tendências, mídias sociais,, Marketing de conteúdo, Plano de Marketing, Own Media

Como o marketing pode ajudar no lançamento de um produto?


A expectativa é sempre alta na hora de lançar um produto ou serviço, afinal, os investimentos - de tempo, dinheiro, equipe e etc - são significativos. Por isso, há uma enorme cobrança para que a área de marketing desenvolva a melhor estratégia para apresentar a solução ao mercado. E nessa hora sempre surgem as perguntas – o que e como fazer?

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Topics: Marketing de conteúdo, Plano de Marketing, Planejamento de Marketing Digital

O growth hacker e a jornada de compra do cliente

 

Dentre as múltiplas novidades que surgem em marketing todos os dias, uma das que mais têm despertado o interesse dos marqueteiros é o growth hacking, que, na definição de seu criador (Sean Ellis), “é o marketing orientado a experimentos”. Trocando em miúdos, growth hacking é a prática de encontrar gatilhos que, ao serem acionados, promovem o crescimento acelerado.

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Topics: tendências, comunicação digital, Marketing de conteúdo, Plano de Marketing, SEO, SEM, Planejamento de Marketing Digital

Digite o nome de sua empresa no Google


Experimente e talvez você se surpreenda como eu me surpreendi na primeira vez que tentei. Claro que eu achei minha empresa, mas ela estava invisível, lá pela terceira ou quarta página da busca orgânica. Com o mesmo nome de minha empresa apareceram antes vários outros negócios, em diferentes setores. Ou seja, se um cliente ou prospect procurasse nosso negócio não vai encontraria. Ainda há pouco tempo perdemos uma concorrência (ou melhor, nem participamos) por essa razão. Um choque!

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Topics: Marketing de conteúdo, SEO, Planejamento de Marketing Digital

O papel do conteúdo na estratégia de comunicação e marketing

Se você trabalha com comunicação e marketing há mais de 10 anos, talvez se lembre das conversas sobre a comunicação “de um pra muitos” e a comunicação “de muitos pra muitos”, tão comuns no nosso mercado à época. Para o bem ou para o mal, eram tentativas de explicar as diferenças entre o cenário da mídia dita “tradicional", hoje em declínio, e o novo cenário, o atual, em que a mídia está fragmentada em milhões de criadores, editores e curadores de conteúdo.

Até bem pouco tempo, grandes grupos de mídia concorriam apenas entre si quando o assunto era atenção da audiência. Se você quisesse ter acesso ao público do seu produto ou serviço, o segredo era se concentrar nestes players. É o que o Seth Godin chama de TV-Industrial Complex: compre anúncios / apareça para seu público / venda mais / compre mais anúncios… e por aí vamos.

Velhos hábitos custam a morrer, e o que as grandes marcas fizeram nestes primeiros anos do novo cenário foi, com raras exceções, reproduzir o que elas já faziam, só que agora no mundo digital. Ou seja, ter um grande investimento em mídia como estratégia principal para a construção de marca e a geração de demanda. Tanta grana escoando para a compra de atenção e o resultado é que este novo cenário, em teoria fragmentado, só o é, na prática, até certo ponto.

Estão aí os novos gatekeepers, Google e Facebook, que não me deixam mentir. Ambos com um poder que os grupos de mídia do passado jamais sonharam ter, porque com alcance global de verdade, e porque proprietários dos maiores bancos de dados sobre perfil e comportamento da história humana. Só nos parece aceitável que essas empresas saibam o que sabem sobre nossas vidas porque assim elas nos acostumaram a pensar e agir, apelando à nossa carência, vaidade e necessidade de gratificação instantânea. Mas esse é outro assunto, para outro dia.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, ambiente digital, Marketing de conteúdo, Planejamento de Comunicação e Marketing

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