RMA Trends

Por que uma boa pesquisa é essencial no planejamento estratégico de comunicação

Uma das tarefas essenciais no planejamento estratégico de comunicação é definir os públicos-alvo de interesse da sua empresa. Para fazer isso é preciso entender a percepção que eles têm sobre o seu negócio, suas necessidades e expectativas. Seu cliente em potencial valoriza mais o preço ou a qualidade? O que é prioridade para ele, uma entrega rápida ou um suporte técnico confiável?

As respostas a essas e outras perguntas permitem determinar onde sua marca se encontra no presente, e que passos ela deve dar para construir o posicionamento pretendido no futuro. Por isso, a boa e velha pesquisa é uma ferramenta obrigatória em um planejamento estratégico de comunicação. Ouvir clientes, ex-clientes e potenciais clientes, por exemplo, ajuda uma empresa a identificar seus "gaps de percepção", ou seja, discrepâncias entre o que o mercado busca e valoriza e a forma como sua empresa se comunica e é percebida.

Continue Lendo

Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, construção de marca, pesquisa, público-alvo

Big data e a inteligência de comunicação

*Por Carlos Tesore, diretor da unidade de serviços da RMA Comunicação

No século passado as grandes agências de publicidade vendiam aos seus clientes o sonho da propaganda, fazendo brilhar os olhos (e a cobiça) dos empresários. A ideia era investir em campanhas milionárias para receber o triplo em vendas. Eram os bons tempos onde a genialidade da Madison Avenue (avenida símbolo das agências de publicidade em NYC), levando em conta o efeito manada de um público consumidor ainda não educado, vendia até geladeiras para esquimós.

Continue Lendo

Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, tendências, métricas, indicadores, riscos, ROI, pesquisa

SIGA

Assine

EBOOKS

New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action
New Call-to-action