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O papel do conteúdo na estratégia de comunicação e marketing

Se você trabalha com comunicação e marketing há mais de 10 anos, talvez se lembre das conversas sobre a comunicação “de um pra muitos” e a comunicação “de muitos pra muitos”, tão comuns no nosso mercado à época. Para o bem ou para o mal, eram tentativas de explicar as diferenças entre o cenário da mídia dita “tradicional", hoje em declínio, e o novo cenário, o atual, em que a mídia está fragmentada em milhões de criadores, editores e curadores de conteúdo.

Até bem pouco tempo, grandes grupos de mídia concorriam apenas entre si quando o assunto era atenção da audiência. Se você quisesse ter acesso ao público do seu produto ou serviço, o segredo era se concentrar nestes players. É o que o Seth Godin chama de TV-Industrial Complex: compre anúncios / apareça para seu público / venda mais / compre mais anúncios… e por aí vamos.

Velhos hábitos custam a morrer, e o que as grandes marcas fizeram nestes primeiros anos do novo cenário foi, com raras exceções, reproduzir o que elas já faziam, só que agora no mundo digital. Ou seja, ter um grande investimento em mídia como estratégia principal para a construção de marca e a geração de demanda. Tanta grana escoando para a compra de atenção e o resultado é que este novo cenário, em teoria fragmentado, só o é, na prática, até certo ponto.

Estão aí os novos gatekeepers, Google e Facebook, que não me deixam mentir. Ambos com um poder que os grupos de mídia do passado jamais sonharam ter, porque com alcance global de verdade, e porque proprietários dos maiores bancos de dados sobre perfil e comportamento da história humana. Só nos parece aceitável que essas empresas saibam o que sabem sobre nossas vidas porque assim elas nos acostumaram a pensar e agir, apelando à nossa carência, vaidade e necessidade de gratificação instantânea. Mas esse é outro assunto, para outro dia.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, ambiente digital, Marketing de conteúdo, Planejamento de Comunicação e Marketing

Gestão de marca e a importância de um planejamento de comunicação

Quando abordamos o universo das empresas, não adianta apenas ser, é necessário parecer ser. Para muitas empresas parece impossível traduzir o trabalho desenvolvido (o ser) em reconhecimento por parte do público e da mídia (o parecer ser). Todos os esforços de comunicação e marketing esbarram em um muro de contenção que impede que a marca consiga estabelecer o seu mind share.

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Topics: planejamento de comunicação, Planejamento de Comunicação e Marketing

Muito além do texto: 5 ideias de conteúdo multimídia para o seu plano de marketing

Apesar do texto ser o formato mais comum de conteúdo digital encontrado, não é o único. A cada dia, novas possibilidades multimídias surgem, aumentando as maneiras de levar a mensagem da marca aos seus públicos de interesse.

Não existe um formato ideal para ser incorporado no planejamento de comunicação e marketing da sua empresa. Com características diferentes, cada formato é mais indicado para um determinado objetivo, mídia ou público. Para definir qual a estratégia ideal para a sua empresa, é preciso conhecer as possibilidades e entender o perfil de consumo de informações dos seus clientes e mercado.

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Topics: Infográfico, Planejamento de Comunicação e Marketing

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