RMA Trends

Comunicação Corporativa, afinal o que isso significa?

Antes de mais nada, é importante diferenciar marketing de comunicação. Fazendo um quote, reproduzimos aqui um trechinho de artigo recente: “O marketing deve propor as estratégias para valorizar a marca diante de seu público-alvo e a comunicação as executa, levando a mensagem certa, para o público certo, na mídia certa. Ou seja, o que liga o marketing à comunicação é a mensagem”.

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Topics: planejamento de comunicação, comunicação corporativa, posicionamento de marca, agência de comunicação

Reposicionamento de marca, quando isso é importante?

Antes de responder essa pergunta, vamos relembrar alguns conceitos como, por exemplo, a Essência da Marca. Podemos dizer que equivale à alma de uma pessoa, isto é, não muda! Por mais que ocorram transformações no cenário de mercado no qual a marca está inserida, sua essência continuará a mesma.

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Topics: planejamento de comunicação, construção de marca, posicionamento de marca

Gestão de marca e a importância de um planejamento de comunicação

Quando abordamos o universo das empresas, não adianta apenas ser, é necessário parecer ser. Para muitas empresas parece impossível traduzir o trabalho desenvolvido (o ser) em reconhecimento por parte do público e da mídia (o parecer ser). Todos os esforços de comunicação e marketing esbarram em um muro de contenção que impede que a marca consiga estabelecer o seu mind share.

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Topics: planejamento de comunicação, Planejamento de Comunicação e Marketing

Como encontrar o equilíbrio ideal no seu plano de comunicação?

Por Augusto Pinto, sócio-gestor da RMA Comunicação

Nos bons e nem tão velhos tempos do marketing tradicional, a vida dos CMOs (Chief Marketing Officers) era relativamente mais fácil. Bastava reservar parte do budget para a publicidade e o resto distribuía-se entre ações como web site, imprensa, eventos, ações de marketing promocional e, muito recentemente, para a mídia online - que, normalmente, recebia um investimento tímido.

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Topics: planejamento de comunicação

Plano de comunicação: qual o melhor canal para o seu público-alvo?

Assistir televisão enquanto e-mails são respondidos no tablet ou acessar uma rede social pelo smartphone entre a leitura de uma matéria e outra em uma revista já não soa como algo fora do comum. As pessoas são cada vez mais multicanais, consumindo informações diversas em meios diferentes.

Essa lógica, muito presente no raciocínio varejista - no que se refere ao relacionamento com seu cliente -, ainda é pouco explorada por muitas marcas (B2C e, especialmente, B2B) em suas estratégias de comunicação. Com isso, oportunidades são perdidas, investimentos desnecessários ou equivocados são realizados e o retorno esperado não é atingido. Frustrante, não?

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Topics: planejamento de comunicação, público-alvo

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