RMA Trends

5 práticas de storytelling para o seu planejamento de comunicação corporativa

Storytelling é a arte de contar histórias, e apesar do uso do termo ser relativamente recente na área de comunicação corporativa, a prática de contar histórias tem raízes profundas na História (com "H" maiúsculo) da humanidade.

Quando poucas pessoas sabiam ler e escrever, eram os contadores de história os responsáveis por perpetuar o conhecimento e a experiência dos antepassados. Hoje, contar histórias é o caminho escolhido por muitas empresas para vender produtos, defender conceitos e aproximar a marca de seu público-alvo, usando estruturas narrativas com personagens, lugares e enredo.

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Topics: economia da atenção, planejamento de comunicação corporativa, construção de marca, público-alvo, storytelling

4 sinais de que é hora de mudar sua estratégia de relações com a mídia

 

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, construção de marca, assessoria de imprensa

Comunicação corporativa na era dos "multi"

O processo de construção e gestão de uma marca hoje é mais dinâmico e desafiador do que nunca. Vivemos a era dos "multi": nos transformamos em pessoas multiconectadas, multicanais, multitarefas e que lidam com multistakeholders. Empresas e profissionais de comunicação corporativa são pressionados a reiventar sua forma de pensar e agir, ou ficar para trás.
 
Este fenômeno foi catalisado pela Internet e pela mobilidade. Não faz muito tempo, a comunicação entre empresa e consumidor era uma estrada de mão única, onde o cliente era mero espectador, um receptor passivo de informação e conteúdo. A internet abriu as portas para que consumidores se conectassem uns aos outros e com suas marcas preferidas.

Para sua empresa existir na cabeça do seu público, ela precisa existir online, e ter um site bonito não basta: os principais pontos de contato com o público são o Google, as mídias sociais e outros ambientes de terceiros. É lá que seu cliente vai encontrar um cardápio de referências, boas ou não, sobre sua marca. E, como na nossa vida pessoal e profissional, o que outros falam sobre nós costuma pesar mais do que aquilo que falamos sobre nós mesmos.

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Topics: economia da atenção, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, tendências, construção de marca, relações com a mídia

Comunicação corporativa: não grite, senão ninguém te escuta

*Por Augusto Pinto, Sócio da RMA Comunicação

Executivos e empresários foram educados para "cacarejar" sobre seus negócios. Passamos nossas vidas "vendendo nosso peixe" por meio da imprensa, campanhas publicitárias, web site de nossa empresa e, claro, em nossas apresentações de vendas, recheadas de PPT's. Porém, subitamente (ou talvez nem tão subitamente assim, talvez nós é que estávamos distraídos), nossa mensagem começa a se perder no mercado persa que se tornou a comunicação entre empresas e pessoas. Vivemos claramente uma época de déficit de atenção. Veja se a cena que vou descrever a seguir já aconteceu com você:

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, economia da atenção, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, tendências, métricas, indicadores, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa

Como definir as métricas de comunicação corporativa no seu planejamento estratégico?

Falar de métricas de comunicação pode gerar bons debates e até frustrar muita gente. Mas antes de discorrer mais sobre o tema, é importante refletir sobre algumas perguntas:

  • O que são métricas e para que servem?
  • Como definir e avaliar métricas de comunicação?
  • Por que preciso definir métricas para comunicação?

Durante anos essas perguntas foram tratadas de maneira marginal por muitos gestores de comunicação e marketing. O que importava era ganhar do concorrente com campanhas publicitárias milionárias.

Os anos dourados dos budgets ilimitados e investimentos sem mensuração ficaram para trás. O cenário atual é bem diferente. Hoje, o que mais se ouve dentro da área de comunicação das empresas é: "quais foram os resultados?" As palavras de ordem em qualquer reunião de diretoria, conselho ou board executivo são Return On Investiment (ROI).

 

Métricas: o que são e para quê servem?

O primeiro passo é entender o contexto de métricas dentro da comunicação: elas servem para mensurar qualquer ação ou investimento de comunicação e marketing, por mais intangíveis que algumas delas possam parecer. As métricas estão relacionadas a fatores ou unidades que podem ser mensuradas e analisadas quanti e qualitativamente. Quantidade de visitantes do site, número de fãs nos perfis das redes sociais ou ainda relevância das pessoas que participaram de um evento são exemplos de métricas comuns utilizadas na comunicação.

 

O papel das métricas no Planejamento Estratégico de Comunicação

De acordo com suas necessidades, cada empresa costuma utilizar as métricas que mais lhe atraem. Porém, o que mais chama a atenção é que em 90% dos casos, elas estão desassociadas do Planejamento Estratégico de Comunicação, ou seja: apesar de serem acompanhadas e analisadas, não estão alinhadas com os objetivos de negócio a que as ações de comunicação e marketing estão dando suporte.

Sempre que isso acontece fica praticamente impossível sustentar uma defesa de retorno de investimento ou propor mais investimentos junto ao board. A conta não fecha. Não é possível medir sem definir previamente o objetivo estratégico, que deve obrigatoriamente estar associado aos desafios de negócios.

O primeiro exercício ao definir as métricas é se perguntar se elas vão ajudar a saber se os objetivos estão perto de serem alcançados. De nada adianta apresentar relatórios com números impressionantes se  não estiverem correlacionados com as estratégias da empresa. Serão apenas números e você não saberá o que fazer com eles. Lembre-se: métricas e planejamento estratégico andam sempre juntos. Se isso não está acontecendo na sua empresa, é sinal de que algo está fora do lugar, e que seus objetivos de comunicação e marketing para o ano podem estar comprometidos.

PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

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Topics: comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, métricas, indicadores, ROI

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