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O papel do conteúdo na estratégia de comunicação e marketing

Se você trabalha com comunicação e marketing há mais de 10 anos, talvez se lembre das conversas sobre a comunicação “de um pra muitos” e a comunicação “de muitos pra muitos”, tão comuns no nosso mercado à época. Para o bem ou para o mal, eram tentativas de explicar as diferenças entre o cenário da mídia dita “tradicional", hoje em declínio, e o novo cenário, o atual, em que a mídia está fragmentada em milhões de criadores, editores e curadores de conteúdo.

Até bem pouco tempo, grandes grupos de mídia concorriam apenas entre si quando o assunto era atenção da audiência. Se você quisesse ter acesso ao público do seu produto ou serviço, o segredo era se concentrar nestes players. É o que o Seth Godin chama de TV-Industrial Complex: compre anúncios / apareça para seu público / venda mais / compre mais anúncios… e por aí vamos.

Velhos hábitos custam a morrer, e o que as grandes marcas fizeram nestes primeiros anos do novo cenário foi, com raras exceções, reproduzir o que elas já faziam, só que agora no mundo digital. Ou seja, ter um grande investimento em mídia como estratégia principal para a construção de marca e a geração de demanda. Tanta grana escoando para a compra de atenção e o resultado é que este novo cenário, em teoria fragmentado, só o é, na prática, até certo ponto.

Estão aí os novos gatekeepers, Google e Facebook, que não me deixam mentir. Ambos com um poder que os grupos de mídia do passado jamais sonharam ter, porque com alcance global de verdade, e porque proprietários dos maiores bancos de dados sobre perfil e comportamento da história humana. Só nos parece aceitável que essas empresas saibam o que sabem sobre nossas vidas porque assim elas nos acostumaram a pensar e agir, apelando à nossa carência, vaidade e necessidade de gratificação instantânea. Mas esse é outro assunto, para outro dia.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, ambiente digital, Marketing de conteúdo, Planejamento de Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação: 5 motivos para sua marca ter sumido da imprensa

Ao ler notícias sobre assuntos correlatos ao seu negócio, alguns empresários costumam se questionar: por que minha empresa não foi citada como fonte nas matérias? Se este é o seu caso, listamos cinco motivos que podem ter levado sua marca a sumir da imprensa.

1. Você tem uma boa agência de relações com a mídia?

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Topics: planejamento estratégico de comunicação

Comunicação e marketing: quantas (e quais) agências sua empresa precisa?

Alinhar todas as ações de comunicação e marketing ao plano estratégico da empresa é um verdadeiro desafio para a maioria dos gestores. Além da amplitude do trabalho, que envolve assessoria de imprensa, marketing digital, publicidade e comunicação corporativa, esses gestores lidam, na maioria das vezes, com várias agências, cada uma com sua especialidade, seus métodos e sua visão.

Diante disso, surgem as questões: de quantas agências sua empresa realmente precisa? O que cada uma delas vai fazer por você? É possível alinhar todas elas e otimizar resultados? Como fazer isso?

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, assessoria de imprensa, agência de comunicação, comunicação digital

Comunicação corporativa e posicionamento: torne sua marca útil para o público

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, construção de marca, posicionamento de marca, agência de comunicação, público-alvo, exposição da marca,

Como planejar e direcionar a exposição de sua marca na mídia espontânea

A maioria dos gestores de marketing acha que a mídia espontânea é reativa, até por ser espontânea (o que vai ser publicado depende do veículo e não de nossa vontade). Essa é uma meia verdade. É evidente que a palavra final sobre cada linha publicada na mídia depende exclusivamente do interesse e da vontade do jornalista e de seu editor.  É impossível para o porta-voz, ou para a agência de comunicação, ditar o conteúdo do que será publicado, mas isso não quer dizer que não possamos influencia-lo.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, assessoria de imprensa, relações com a mídia, exposição da marca,, plano tático de comunicação

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