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7 passos para elaborar um plano de comunicação corporativa

Planejar a comunicação corporativa é definir um objetivo e escolher as melhores estratégias para alcançá-lo, por meio de ferramentas que asseguram a implementação das ações de planejamento e aceleração de resultados. É definir o posicionamento da empresa, bem como o quê, quando, como e com quem falar.

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Topics: Plano de Comunicação

Plano de marketing, comunicação e ROI: como saber o que está dando certo?

O orçamento de um plano de marketing e comunicação é normalmente distribuído entre uma série de ações, canais e públicos diferentes. Mas então, como saber o que exatamente está dando resultado? Como descobrir onde se pode ter um maior retorno sobre o investimento (ROI)? E como otimizar ações menos eficientes para que passem a render mais?

Trace objetivos e metas

É no plano de marketing e comunicação que se traçam os objetivos e metas pretendidos pelo negócio. Aumentar as vendas de certo produto é o principal, mas não é o único. As metas podem incluir aumentar a audiência do site, conquistar fãs ou seguidores, fazer com que certa mensagem chegue ao público-alvo, fortalecer o branding e assim por diante. Para cada objetivo deve haver um indicador claro, com número e prazo. Por exemplo:

  • Aumentar a venda do produto Y em x% em relação ao mês anterior;

  • Reduzir o número de clientes que recorrem ao SAC por telefone em x% e aumentar em y% os que usam mídias sociais ou chats online, transferindo o tráfego de um canal para o outro;

  • Aumentar em x% a média de compartilhamentos das publicações da empresa no Facebook e/ou Twitter feitas pelos clientes;

  • aumentar em x% o número de fãs no Facebook ou de seguidores da empresa no Twitter;

  • Atingir a meta de x downloads de um produto gratuito, como um e-book, conseguindo assim x e-mails de clientes para receberem uma newsletter.

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Topics: ROI, Plano de Marketing, Plano de Comunicação

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