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Comunicação Corporativa, afinal o que isso significa?

Antes de mais nada, é importante diferenciar marketing de comunicação. Fazendo um quote, reproduzimos aqui um trechinho de artigo recente: “O marketing deve propor as estratégias para valorizar a marca diante de seu público-alvo e a comunicação as executa, levando a mensagem certa, para o público certo, na mídia certa. Ou seja, o que liga o marketing à comunicação é a mensagem”.

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Topics: planejamento de comunicação, comunicação corporativa, posicionamento de marca, agência de comunicação

Reposicionamento de marca, quando isso é importante?

Antes de responder essa pergunta, vamos relembrar alguns conceitos como, por exemplo, a Essência da Marca. Podemos dizer que equivale à alma de uma pessoa, isto é, não muda! Por mais que ocorram transformações no cenário de mercado no qual a marca está inserida, sua essência continuará a mesma.

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Topics: planejamento de comunicação, construção de marca, posicionamento de marca

Comunicação corporativa e posicionamento: torne sua marca útil para o público

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, construção de marca, posicionamento de marca, agência de comunicação, público-alvo, exposição da marca,

Monitoramento de mídia: os olhos e ouvidos da sua marca

Com a disseminação da Internet, das mídias sociais e dos dispositivos móveis, hoje qualquer pessoa pode ser protagonista de uma notícia. Cada vez mais é comum que o público "fure" a imprensa, publicando nas mídias sociais fotos e comentários sobre eventos de impacto, muito antes dos profissionais.

A cobertura do último tsunami no Japão, por exemplo, foi marcante pela enorme participação do público. Os primeiros - e alguns dos melhores - vídeos e fotos foram capturados por pessoas "comuns", e republicados pelos grandes veículos da imprensa internacional. A interdependência entre a chamada "mídia tradicional" e as mídias sociais é uma tendência irreversível: todos os dias jornalistas se valem de conteúdo e assuntos que estão em evidência na internet para enriquecer suas pautas.

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Topics: planejamento de comunicação, como fazer um plano de comunicação corporativa, posicionamento de marca, agência de comunicação, monitoramento de mídia,

Comunicar x convencer: o uso do jargão na comunicação corporativa

Como acontece em qualquer outro ramo, o jargão da comunicação corporativa faz parte do dia a dia dos profissionais. Se você tem uma agência de comunicação corporativa na condição de fornecedor ou parceiro da sua empresa, provavelmente já conhece alguns dos termos usados (e às vezes abusados) por quem atua na área. 

Entre os mais comuns estão follow up (contato com jornalistas para acompanhamento da evolução de uma pauta), briefing (resumo das informações para desenvolvimento de um trabalho) e boiler plate (aquele pequeno texto "sobre a empresa", geralmente usado no final de press releases).

Quando usados entre pessoas do meio, esses e outros termos cumprem seu papel, que é o de explicar ou descrever aspectos específicos do trabalho de comunicação corporativa. Mas fora de contexto, podem gerar um ruído desnecessário e prejudicial na comunicação entre especialistas e leigos.

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Topics: comunicação corporativa, posicionamento de marca, assessoria de imprensa, agência de comunicação, relações com a mídia, público-alvo

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