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Imagem corporativa: dicas para surfar as crises sem morrer na praia

 

A imagem de uma empresa é o bem mais valioso que ela possui, pois custou muito tempo e dinheiro para ser construída. Infelizmente, quando chega uma crise a imagem construída por anos pode se desfazer como um castelo de areia. Como as crises são normais (e até saudáveis) na vida de uma empresa, é preciso que estejamos preparados para enfrentá-las, quando elas inevitavelmente chegam.

 

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Topics: comunicação corporativa, gestão de crises, relações com a mídia, reputação, crises

Comunicação corporativa e sustentabilidade: do discurso à prática

Em tempos de engajamento corporativo falar em sustentabilidade pode ser algo muito simples. Difícil mesmo é colocá-la em prática e, ainda, comunicá-la de maneira eficiente e adequada ao mercado.

E qual é, de fato, o papel da comunicação corporativa nisso tudo?

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Topics: comunicação corporativa, construção de marca, relações com a mídia, reputação, gestão de reputação e visibilidade

Como planejar e direcionar a exposição de sua marca na mídia espontânea

A maioria dos gestores de marketing acha que a mídia espontânea é reativa, até por ser espontânea (o que vai ser publicado depende do veículo e não de nossa vontade). Essa é uma meia verdade. É evidente que a palavra final sobre cada linha publicada na mídia depende exclusivamente do interesse e da vontade do jornalista e de seu editor.  É impossível para o porta-voz, ou para a agência de comunicação, ditar o conteúdo do que será publicado, mas isso não quer dizer que não possamos influencia-lo.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, assessoria de imprensa, relações com a mídia, exposição da marca,, plano tático de comunicação

Comunicar x convencer: o uso do jargão na comunicação corporativa

Como acontece em qualquer outro ramo, o jargão da comunicação corporativa faz parte do dia a dia dos profissionais. Se você tem uma agência de comunicação corporativa na condição de fornecedor ou parceiro da sua empresa, provavelmente já conhece alguns dos termos usados (e às vezes abusados) por quem atua na área. 

Entre os mais comuns estão follow up (contato com jornalistas para acompanhamento da evolução de uma pauta), briefing (resumo das informações para desenvolvimento de um trabalho) e boiler plate (aquele pequeno texto "sobre a empresa", geralmente usado no final de press releases).

Quando usados entre pessoas do meio, esses e outros termos cumprem seu papel, que é o de explicar ou descrever aspectos específicos do trabalho de comunicação corporativa. Mas fora de contexto, podem gerar um ruído desnecessário e prejudicial na comunicação entre especialistas e leigos.

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Topics: comunicação corporativa, posicionamento de marca, assessoria de imprensa, agência de comunicação, relações com a mídia, público-alvo

Comunicação corporativa na era dos "multi"

O processo de construção e gestão de uma marca hoje é mais dinâmico e desafiador do que nunca. Vivemos a era dos "multi": nos transformamos em pessoas multiconectadas, multicanais, multitarefas e que lidam com multistakeholders. Empresas e profissionais de comunicação corporativa são pressionados a reiventar sua forma de pensar e agir, ou ficar para trás.
 
Este fenômeno foi catalisado pela Internet e pela mobilidade. Não faz muito tempo, a comunicação entre empresa e consumidor era uma estrada de mão única, onde o cliente era mero espectador, um receptor passivo de informação e conteúdo. A internet abriu as portas para que consumidores se conectassem uns aos outros e com suas marcas preferidas.

Para sua empresa existir na cabeça do seu público, ela precisa existir online, e ter um site bonito não basta: os principais pontos de contato com o público são o Google, as mídias sociais e outros ambientes de terceiros. É lá que seu cliente vai encontrar um cardápio de referências, boas ou não, sobre sua marca. E, como na nossa vida pessoal e profissional, o que outros falam sobre nós costuma pesar mais do que aquilo que falamos sobre nós mesmos.

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Topics: economia da atenção, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, tendências, construção de marca, relações com a mídia

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