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Comunicação pode ajudar a vender?

 

Um dos questionamentos mais comuns que os profissionais de marketing se deparam é: “como a comunicação pode nos ajudar a vender mais?” A resposta é “depende”. Uma comunicação mal estruturada pode trabalhar no sentido oposto, atrapalhando seu processo de vendas. Por outro lado, um bom processo de comunicação pode ajudar - e muito! - a vender mais.

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Topics: métricas, ROI, comunicação digital, Vendas

Investir em comunicação corporativa ajuda minha empresa a vender mais?

As ações de marketing digital contam com sofisticadas ferramentas que analisam todas as métricas e permitem mensurar facilmente o retorno sobre o investimento (ROI) de cada iniciativa: o custo por clique, por download, por visita, por lead, por venda. Mas, quando falamos de comunicação corporativa o cenário é um pouco diferente: muitos gestores dessa área têm dificuldade em apresentar seus números para o board da empresa. Afinal, como encontrar dentro das ações de comunicação formas de se mensurar os resultados e as vendas?  Isso é possível?

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Topics: comunicação corporativa, agência de comunicação, ROI

Plano de marketing, comunicação e ROI: como saber o que está dando certo?

O orçamento de um plano de marketing e comunicação é normalmente distribuído entre uma série de ações, canais e públicos diferentes. Mas então, como saber o que exatamente está dando resultado? Como descobrir onde se pode ter um maior retorno sobre o investimento (ROI)? E como otimizar ações menos eficientes para que passem a render mais?

Trace objetivos e metas

É no plano de marketing e comunicação que se traçam os objetivos e metas pretendidos pelo negócio. Aumentar as vendas de certo produto é o principal, mas não é o único. As metas podem incluir aumentar a audiência do site, conquistar fãs ou seguidores, fazer com que certa mensagem chegue ao público-alvo, fortalecer o branding e assim por diante. Para cada objetivo deve haver um indicador claro, com número e prazo. Por exemplo:

  • Aumentar a venda do produto Y em x% em relação ao mês anterior;

  • Reduzir o número de clientes que recorrem ao SAC por telefone em x% e aumentar em y% os que usam mídias sociais ou chats online, transferindo o tráfego de um canal para o outro;

  • Aumentar em x% a média de compartilhamentos das publicações da empresa no Facebook e/ou Twitter feitas pelos clientes;

  • aumentar em x% o número de fãs no Facebook ou de seguidores da empresa no Twitter;

  • Atingir a meta de x downloads de um produto gratuito, como um e-book, conseguindo assim x e-mails de clientes para receberem uma newsletter.

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Topics: ROI, Plano de Marketing, Plano de Comunicação

Big data e a inteligência de comunicação

*Por Carlos Tesore, diretor da unidade de serviços da RMA Comunicação

No século passado as grandes agências de publicidade vendiam aos seus clientes o sonho da propaganda, fazendo brilhar os olhos (e a cobiça) dos empresários. A ideia era investir em campanhas milionárias para receber o triplo em vendas. Eram os bons tempos onde a genialidade da Madison Avenue (avenida símbolo das agências de publicidade em NYC), levando em conta o efeito manada de um público consumidor ainda não educado, vendia até geladeiras para esquimós.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, tendências, métricas, indicadores, riscos, ROI, pesquisa

Como definir as métricas de comunicação corporativa no seu planejamento estratégico?

Falar de métricas de comunicação pode gerar bons debates e até frustrar muita gente. Mas antes de discorrer mais sobre o tema, é importante refletir sobre algumas perguntas:

  • O que são métricas e para que servem?
  • Como definir e avaliar métricas de comunicação?
  • Por que preciso definir métricas para comunicação?

Durante anos essas perguntas foram tratadas de maneira marginal por muitos gestores de comunicação e marketing. O que importava era ganhar do concorrente com campanhas publicitárias milionárias.

Os anos dourados dos budgets ilimitados e investimentos sem mensuração ficaram para trás. O cenário atual é bem diferente. Hoje, o que mais se ouve dentro da área de comunicação das empresas é: "quais foram os resultados?" As palavras de ordem em qualquer reunião de diretoria, conselho ou board executivo são Return On Investiment (ROI).

 

Métricas: o que são e para quê servem?

O primeiro passo é entender o contexto de métricas dentro da comunicação: elas servem para mensurar qualquer ação ou investimento de comunicação e marketing, por mais intangíveis que algumas delas possam parecer. As métricas estão relacionadas a fatores ou unidades que podem ser mensuradas e analisadas quanti e qualitativamente. Quantidade de visitantes do site, número de fãs nos perfis das redes sociais ou ainda relevância das pessoas que participaram de um evento são exemplos de métricas comuns utilizadas na comunicação.

 

O papel das métricas no Planejamento Estratégico de Comunicação

De acordo com suas necessidades, cada empresa costuma utilizar as métricas que mais lhe atraem. Porém, o que mais chama a atenção é que em 90% dos casos, elas estão desassociadas do Planejamento Estratégico de Comunicação, ou seja: apesar de serem acompanhadas e analisadas, não estão alinhadas com os objetivos de negócio a que as ações de comunicação e marketing estão dando suporte.

Sempre que isso acontece fica praticamente impossível sustentar uma defesa de retorno de investimento ou propor mais investimentos junto ao board. A conta não fecha. Não é possível medir sem definir previamente o objetivo estratégico, que deve obrigatoriamente estar associado aos desafios de negócios.

O primeiro exercício ao definir as métricas é se perguntar se elas vão ajudar a saber se os objetivos estão perto de serem alcançados. De nada adianta apresentar relatórios com números impressionantes se  não estiverem correlacionados com as estratégias da empresa. Serão apenas números e você não saberá o que fazer com eles. Lembre-se: métricas e planejamento estratégico andam sempre juntos. Se isso não está acontecendo na sua empresa, é sinal de que algo está fora do lugar, e que seus objetivos de comunicação e marketing para o ano podem estar comprometidos.

PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

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Topics: comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, métricas, indicadores, ROI

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