RMA Trends

Comunicação digital: para que serve mesmo um blog?

24 de abril de 2014

Topics: comunicação digital, Blog Corporativo,


Compartilhe:    

O blog pode ser considerado um dos primeiros canais sociais. Antes mesmo de Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram, as empresas já utilizavam a plataforma para se relacionar com o seu público interno e externo. Trata-se de uma ferramenta de comunicação digital muito útil, uma vez que possibilita e facilita a interação, incentiva o diálogo e a troca de informações entre empresa e clientes.

Naturalmente, um blog tem um papel diferente de um website. Enquanto um site é composto por um conteúdo mais voltado para o institucional, oferta, produtos e serviços, o teor de um blog é o diálogo, interação e relacionamento.

Comunicação digital: para que serve mesmo um blog?

A regra inicial para utilizar essa ferramenta com eficácia é ter em mente o objetivo do canal, alinhado com as outras iniciativas de comunicação digital. É fundamental que o blog tenha um layout atrativo, conteúdo de qualidade e aborde novidades e temas de interesse do seu público alvo. Sua empresa pode optar por um blog corporativo que deve ser uma extensão da companhia e deve estar adequado com a sua imagem ou, ainda, pode optar por um blog pessoal do seu principal executivo, que permitirá o uso de linguagem mais informal e direta.

Tenha em mente que um blog coloca a sua marca na rede. As palavras-chaves dos textos publicados na plataforma, alinhadas a uma estratégia de otimização (SEO) podem levar a sua marca para a primeira página de um site de busca, como o Google. Com isso seu blog terá mais tráfego e poderá ser facilmente encontrado. Para se ter uma ideia da importância disso, recentemente uma pesquisa revelou que  80% dos brasileiros pesquisam produtos na internet antes de comprá-los. Portanto, utilize ferramentas que possam monitorar o tráfego do seu blog, identificar quantas pessoas visualizam seus  posts e principalmente, o perfil destes leitores.

Para aproveitar o que esse canal tem de melhor, ofereça conteúdos dinâmicos e que tragam valor para o seu público alvo. Um blog exige tempo e dedicação,  pois ele pode ser um importante canal adicional para sua estratégia de construção de relacionamentos e de formação de opinião. PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS