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3 dicas para se tornar um profissional unicórnio

9 de Novembro de 2016

Topics: Recursos humanos, Carreira


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Definir o que é ser um profissional de comunicação nos dias de hoje não é uma tarefa simples. Uma das razões é que as barreiras entre as disciplinas caíram. Na prática, o seu cliente não está interessado se sua formação é A,B ou C e sim se você tem as competências necessárias para ajudá-lo em seus desafios de comunicação, cada vez mais complexos e fluidos.

O mundo hoje é conectado, as pessoas não tempaciência nem tempo para se aprofundar em nada que não as interessa. A jornada do consumidor é quem deve pautar as estratégias de relacionamento e o conteúdo deve responder a estes anseios, uma vez que a distância entre as marcas e pessoas está a um clique. Por isso, crises e oportunidades são geradas em segundos por conta de uma interação e isso tudo exige do profissional múltiplas competências, ou seja, que ele se transforme em um unicórnio de comunicação.

Se os unicórnios existem no imaginário popular, tenha certeza de que os unicórnios de comunicação povoam o imaginário dos clientes, pelo fato de que são estes profissionais que vão ajudá-lo nessa travessia para este novo mundo.

Portanto, tornar-se um unicórnio é o caminho para sua carreira disparar. Confira três dicas básicas com algumas pistas de como fazer isso:

 

#1 Tecnologia + Digital + Criatividade = Comunicação hoje

Você é de comunicação e portanto tecnologia e afins não estão em seu campo de interesse, correto? Não. Pelo contrário. Se você está por dentro destes temas, aprofunde. Se está por fora, entre imediatamente.

Veja o movimento que está acontecendo na área de Marketing. Artigo recente do Pyr Marcondes (publicado no Meio e Mensagem) trouxe a seguinte informação:  Pesquisa da Russell Reynolds Associates nos Estados Unidos revelou que os CMO’s (executivos de Marketing de alto nível) estão sendo demitidos em massa por não terem absorvido as competências de tecnologia e digital. Na pesquisa, 62% das empresas que substituíram seus executivos procuraram perfis com conhecimento de digital.

É evidente que todas as demais competências do comunicador, como por exemplo: relacionamento, conteúdo e criatividade continuam fundamentais, mas não suficientes. Em função disso, seja curioso. Leia bons blogs que abordam tendências, como por exemplo, o www.cmo.com da Adobe. Procure fazer certificações (Google, Hubspot),  aprender sobre SEO, SEM, Inbound Marketing e demais temas neste sentido.

 

#2 Explorar a riqueza dos dados nas estratégias de Comunicação

A explosão de dados, fruto do Big Data, trouxe um mundo de oportunidades para quem coleta, analisa e endereça as informações que os consumidores estão deixando em toda parte. A criação de oportunidades que virão a partir da análise destes bancos será extraordinária.

Desta forma, procure conhecer ferramentas e sistemas que ajudem a fazer a leitura de cenários para uma melhor tomada de decisão, seja em relação às campanhas ou nas formas de potencializar o engajamento do consumidor. O Inbound Marketing, por exemplo, possibilita estratégias bem definidas para cuidar de campanhas, banco de dados e a otimização de vendas, apoiando os negócios com mais eficácia.

 

#3 Ter a atitude de solucionar problemas

O que vemos é que a sobrevivência e o sucesso das empresas no mundo digital dependerá de sua capacidade de adaptação. 50% das empresas que figuravam na edição da Fortune 500 em 2000, desapareceram do mapa. Com certeza, seu cliente não quer que a empresa dele faça parte desta estatística

Por conta disso, os clientes estão solicitando cada vez mais soluções integradas, sem separação do que é Propaganda, RP ou Digital. Questionam cada vez mais e querem tudo bem amarrado com métricas e ROI. Nesse ambiente novo e próspero, o profissional de comunicação que busca apoiar os seus clientes a se comunicar com os consumidores neste mundo multiconectado por múltiplas plataformas sempre terá seu lugar de destaque no mercado.

 

Proatividade-ja-7-boas-praticas-no-trabalho-de-relacoes-com-a-midia

 

*Por Marcio Cavalieri, CEO da RMA Comunicação

 

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