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3 dicas relevantes para sua estratégia de Relações com a Mídia

8 de Setembro de 2015

Topics: reputação, exposição da marca,


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Levante a mão o executivo que nunca pensou em contratar uma agência de Relações Públicas com o desejo de ver o nome de sua empresa – ou até o seu próprio - publicado numa grande revista (na capa, se possível) ou jornal de negócios!

Ok, pode não ser o seu caso. Mas, certamente algum desejo semelhante você tem. E, neste caso, separe o desejo da necessidade, pois é importante fazer algumas reflexões antes de criar expectativas que, mesmo se alcançadas, podem não trazer os resultados esperados.

O jornalista sempre tem um propósito quando procura um porta-voz corporativo para uma entrevista. O problema é que nem sempre o entrevistado tem o seu propósito claramente definido quando dá a entrevista. Vai daí que não será surpresa se ao ler a matéria perceber que seu intuito ao dar a entrevista foi totalmente distorcido. A imprensa nunca mente, mas a linha editorial de cada matéria é sempre ditada pelo interesse do público e pela ideologia do editor. Como entrevistado, você tem que aprender a “vender seu peixe” para o entrevistador.

1 – Tenha claro o propósito de cada ação com a imprensa

Seja ela uma pauta exclusiva, a participação numa pauta de mercado, um artigo assinado, ou a distribuição de um simples press release. Cem por cento das empresas, independentemente de porte, nacionalidade e segmento de atuação, querem aumentar market share, volume de vendas e melhorar sua lucratividade.

A mídia espontânea pode nos ajudar nesse sentido, seja pela comunicação de um posicionamento inovador para se destacar da concorrência, seja pela exploração conceitual de uma inovação (educando o público), seja apresentando um caso de sucesso, ou mostrando aspectos institucionais relevantes de seu negócio.

Porém, não basta colocar esses temas nas mídias de seu interesse. Para ser realmente eficaz, o tema precisa ser relevante para  o público. Não adianta tentar “empurrar” informações institucionais, técnicas e focadas apenas na visão do que a empresa considera importante comunicar. Primeiro, isso não terá apelo para a imprensa e segundo, não terá interesse para o leitor.

Uma estratégia vencedora para se abordar qualquer assunto na mídia é se focar nos interesses do público-alvo para gerar um conteúdo muito mais atraente. Leia nosso post sobre Inbound PR para entender um pouco mais.

 2 -  Conheça muito bem o seu público-alvo antes de escolher o veículo

Estamos na era das personas, ou seja, da multi-segmentação dos públicos. Desta forma, é importante ter claro quais são os canais e veículos que atingem e influenciam cada um dos seus públicos.

Imagine, por exemplo, que sua marca quer falar com a geração de jovens entre 18 e 34 anos. Segundo uma pesquisa norte-americana, 82% dos millenials, como são chamados, obtêm a maior parte das notícias em fontes online. Ou seja, sua empresa só terá visibilidade com este público se estiver realmente presente nos meios online.

 3 – Pense nos resultados que você espera de cada ação de mídia espontânea

A comunicação pela imprensa atua indiretamente no apoio a vendas e complementa – mas não substitui – as demais ações de marketing e geração de leads de sua empresa.

Por isso, é preciso entender, em profundidade, o comportamento do seu mercado de atuação e concorrentes, o perfil de seus consumidores, para entender a imagem que o público tem de sua oferta e negócio e como ele prefere receber e trocar  informações sobre o que sua empresa oferece.

Uma agência de comunicação especializada saberá conduzir esse processo de reflexão e traçar objetivos de comunicação alinhados ao desafio de negócio da empresa, ajudando a diferenciá-la dos demais players. Uma boa agência de comunicação corporativa vai procurar entender qual é o público-alvo de uma notícia e analisar os impactos positivos e negativos antes de uma divulgação, mapeando oportunidades de pautas nas mídias mais adequadas para posicionar o seu negócio. Ou recomendar, por exemplo, que para “vender” melhor sua empresa para o público, deveria pensar numa estratégia de Inbound Marketing, como complemento ao trabalho de Relações com a Mídia.

Com a combinação de uma equipe preparada, uma agência confiável e um plano estratégico de comunicação eficaz, sua empresa certamente colherá ótimos resultados com o trabalho de Relações com a Mídia.

 

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