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5 sinais de que o seu planejamento de comunicação já foi para a gaveta

30 de Outubro de 2013

Topics: planejamento estratégico de comunicação, planejamento de comunicação corporativa, budget, riscos, gestão de crises, posicionamento de marca


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Pressionados para produzir resultados no curto prazo, muitos gestores de comunicação acabam por abandonar a execução do planejamento estratégico de comunicação pelo meio do caminho. Como não há uma receita infalível para evitar que isto aconteça, o melhor é ficar atento para alguns sinais que podem sabotar sua estratégia de PR:

  1. Ações improvisadas

Se você é gestor de comunicação, provavelmente já passou pela situação de ser acionado em cima da hora para fazer uma campanha urgente, não prevista no planejamento e orçamento. O problema dessas ações que não foram planejadas é que você precisa zelar para que elas não comprometam a imagem do trabalho como um todo, em caso de insucesso. Emergências e ajustes de rota fazem parte do jogo, mas é necessário ter cuidado para não arriscar a reputação da área.

  1. Falta de precisão ao comunicar o posicionamento

O principal insumo do trabalho de PR é o posicionamento de marca, que define como a empresa deve ser percebida pelo mercado para atingir seus objetivos de negócio. Logo, a comunicação do posicionamento deve ser precisa para todos os públicos, em todos os canais que a empresa dispõe. Se existe algum desalinhamento no discurso dos porta-vozes ou nos conteúdos de qualquer canal da empresa, é necessário ajustar o quanto antes.

    3. Mensagens e discurso fragmentados

A partir do posicionamento de marca são derivados os valores de sustentação e as mensagens-chave que vão orientar a comunicação da empresa. Por exemplo: imagine que “flexibilidade” seja um dos valores que devem ser trabalhados na comunicação. Se ele estiver presente no conteúdo dos canais e materiais, mas não estiver no discurso dos executivos para a imprensa, as chances de associação à marca diminuem.

  1. Falta de conteúdo para comunicação

Um bom planejamento define os temas e assuntos estratégicos que a empresa deve abordar nas ações de comunicação. Se o plano foi bem elaborado, não haverá escassez de assuntos. A falta de temas para as ações é sinal de que o planejamento não está sendo seguido. Quando este for o caso, pare tudo e revise.

  1. Budget insuficiente

Toda estratégia de PR deve contemplar os recursos necessários para execução das ações previstas. Se o ano fiscal ainda não terminou e o budget já se mostra insuficiente, isso pode ser um reflexo de ações e custos não planejados. Compare o que foi planejado com o que foi feito para entender o que aconteceu. Consulte algumas dicas sobre como otimizar seu budget para comunicação corporativa aqui.

A falta de disciplina da empresa ou do gestor na execução da estratégia de PR quase sempre termina em investimento desperdiçado e muita dor de cabeça, além de tornar mais difícil a defesa do budget para o ano seguinte. Fique atento!PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

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