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7 passos para elaborar um plano de comunicação corporativa

11 de Março de 2015

Topics: Plano de Comunicação


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Planejar a comunicação corporativa é definir um objetivo e escolher as melhores estratégias para alcançá-lo, por meio de ferramentas que asseguram a implementação das ações de planejamento e aceleração de resultados. É definir o posicionamento da empresa, bem como o quê, quando, como e com quem falar.

Por meio do planejamento de comunicação corporativa se estabelece uma proposta de valor para o público-alvo e como ela será comunicada nos diversos canais de comunicação, sempre partindo da estratégia e posicionamento de negócio.

7 passos para elaborar um plano de comunicação corporativa

A entrega do planejamento é o plano de comunicação, mas como fazer um plano de comunicação? O que considerar durante o planejamento?

Entenda a estratégia de negócio

O planejamento de comunicação deve estar alinhado à estratégia da empresa, contribuindo para a conquista dos objetivos globais do negócio. Para entender a estratégia de negócio você precisa conhecer o mercado em que a empresa está inserida, quem são os competidores, quais são as perspectivas econômicas do setor e, principalmente, quem são os clientes, ou o público a ser atingido. Além disso, é importante saber onde a empresa quer chegar em termos de desafios e negócios no curto, médio e longo prazo.

Analise o comportamento do público e da concorrência

Além de saber quem são os concorrentes e o público da sua empresa, para fazer o planejamento de comunicação corporativa você precisa compreender o comportamento de ambos. Pesquise as estratégias de marketing e vendas da concorrência, liste suas melhores práticas e observe seu posicionamento de mercado. Já com o público, conheça a fundo suas necessidades, hábitos de consumo e preferências, visando desenvolver mensagens cada vez mais personalizadas.

Faça um diagnóstico de canais de marketing e comunicação

Onde o seu público está? Como ele se comporta na internet, nas redes sociais? Quais canais de comunicação você pode utilizar para dialogar com ele? Selecione as mídias que trazem maior retorno para a sua empresa e experimente novas, monitorando o desempenho constantemente para fazer os ajustes necessários.

Defina objetivos e estratégias

Com todo o conhecimento acumulado nas etapas anteriores, você deve definir objetivos para a sua comunicação corporativa, como atrair mais pessoas para sua marca, gerar vendas e fidelizar consumidores. Com os objetivos definidos, é hora de traçar as estratégias que colocarão a sua comunicação corporativa em prática.

Monte o plano de ação e defina indicadores de resultados

O plano de ação é a parte tática do seu plano de comunicação. É onde você define as ações que levarão a sua equipe ao sucesso. Defina os recursos, responsáveis, meios de execução e os indicadores de resultados, que dirão se o seu plano de comunicação está se desenvolvendo como o planejado.

Elabore o orçamento

Como fazer um plano de comunicação exige recursos, você precisa também elaborar o orçamento. Quanto investimento será necessário para atingir os objetivos determinados anteriormente? Detalhe o máximo possível os custos envolvidos com o seu planejamento de comunicação corporativa e esteja preparado para fazer adequações caso necessário.

Crie um cronograma de execução

Todo bom plano de comunicação tem um cronograma para colocar as estratégias em ação, preferencialmente em cascatas, ou seja, as ações vão se complementando ao longo do ano. Com o plano de comunicação sendo desenvolvido em cascatas, você tem a chance de corrigir qualquer rota a tempo, evitando prejuízos e preservando o investimento realizado.

Uma vez realizado o seu plano de comunicação corporativa, é hora de colocá-lo em prática. O desafio será seguí-lo rigorosamente, com atenção ao que foi planejado e aprovado. Uma equipe campeã sabe trazer o plano do papel para a realidade, contornando imprevistos e entregando ao cliente a execução perfeita do seu planejamento!

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