RMA Trends

A agência de RP mais adequada para sua Marca

18 de junho de 2015

Topics: construção de marca, agência de RP


Compartilhe:    

Quando escolhemos uma agência de RP para cuidar da gestão da reputação e do valor da nossa marca para o público, estamos tomando uma decisão de extrema importância para o negócio. Em tempos de público refratário a conteúdos intrusivos e “empurrados”, o engajamento, conteúdo relevante e as Relações Públicas se tornam ainda mais relevante. Não é por coincidência que o Nizan Guanaes abriu sua agência nos USA focada exclusivamente em PR.

A agência mais adequada para sua marca deve demonstrar alguns atributos de raiz: experiência, bom relacionamento com os veículos e formadores de opinião, pró-atividade, criatividade, um amplo portfólio de serviços, resultados comprovados e capacidade para formular estratégias. Desses, quais são os atributos mais importantes? Cuidado, é preciso separar qualidades raras das obrigações.

 A agência de RP mais adequada para sua Marca

Na lista acima, existem três atributos que se destacam em relação aos outros, por realmente elevarem o patamar do jogo. Pró-atividade, criatividade e capacidade de formular estratégias de comunicação (alinhadas ao negócio). A questão que se coloca é: como mensurar a real existência destes atributos em uma proposta de serviços?

Vamos por partes. A pró-atividade está relacionada à capacidade de propor  estratégias, com base no conhecimento do negócio da empresa. Então podemos analisar esses dois quesitos como um só. O que vincula os atributos de pró-atividade e formulação de estratégia é o conhecimento do negócio. Assim, quando estiver selecionando uma agência de RP não se preocupe com a pergunta ingênua, que a maioria das empresas faz: “sua agência tem bom relacionamento com a imprensa e com os jornalistas mais relevantes”?  Todas tem, pelo menos aquelas que mereçam constar de seu shortlist. Já entender seu negócio implica em trabalhar há muito tempo no seu setor, com cases de sucesso que comprovam a capacidade de formular estratégias de comunicação vencedoras. Pense no desafio que seria diferenciar a Honda da Toyota... Só uma agência deste segmento teria a percepção fina para apontar os valores escondidos que diferenciam uma marca da outra. Em segmentos mais complexos, como por exemplo TI e Saúde, essa capacidade de formular estratégias se torna ainda mais desafiadora.

Resta a questão da criatividade. Como mensurar criatividade, algo parecido com determinar o peso do ar. Uma estratégia simples e eficaz é durante a RFP propor um desafio de comunicação para as agências concorrentes. Para atenderem a essa solicitação as agências necessariamente terão que demonstrar capacidade de entender o negócio e formular uma estratégia de comunicação que seja criativa. Imagine um desafio do tipo lançar um novo produto, entrar num novo mercado, mudar o posicionamento, etc, e peça uma sugestão de plano de comunicação, apoiado por ações de marketing de conteúdo e mídias sociais. Nesse momento a criatividade terá que aparecer, como apoio à estratégia. E, de quebra, o enfrentamento do desafio testará também a pró-atividade da agência.

PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS