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Afinal, o que faz um assessor de imprensa?

13 de Janeiro de 2014

Topics: planejamento estratégico de comunicação, construção de marca, assessoria de imprensa, agência de comunicação, relações com a mídia


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Há profissões que só são compreendidas por quem as exerce. Assessor de imprensa é uma delas. Às vezes, nem a família do assessor entende o que ele faz. Mas você sabia que esta profissão existe há mais de 100 anos? Mais exatamente desde 28 outubro de 1906, quando a Pennsylvania Railroad contratou o jornalista Ivy Lee para lidar com a repercussão de um acidente de trem em New Jersey, no qual morreram 53 pessoas.

Lee teve a ideia de criar uma manchete, um texto enxuto explicando detalhes sobre o acidente e as medidas de emergência tomadas pela empresa. Também incluiu aspas de representantes da Pennsylvania Railroad e um breve perfil institucional. Estava inventado o press release. De quebra, ao orientar um executivo da empresa a atender a imprensa ainda no local do acidente, Lee criou a figura do porta-voz e a entrevista coletiva.

O objetivo era fazer com que todos os jornais dos EUA, de costa a costa, recebessem a mesma informação, ao mesmo tempo, para evitar o surgimento de boatos e mostrar que a empresa estava fazendo o possível para minimizar as consequências da tragédia. Foi um sucesso: os jornais mais importantes, como o New York Times, publicaram o press release na íntegra.

Apesar de ter sido lançada por um jornalista, hoje a profissão de assessor de imprensa é exercida por pessoas com formações variadas, em especial relações públicas, comunicação social e marketing. A função principal de um assessor de imprensa é fazer com que seus clientes conquistem visibilidade e reputação, melhorando a percepção de valor da marca pelo público.

assessor_de_imprensaEmbora o velho e bom press release ainda seja uma ferramenta amplamente utilizada, o trabalho se sofisticou bastante. Para um assessor de imprensa moderno não basta ter um texto impecável e cultivar bons relacionamentos nas mídias mais influentes: ele precisa conhecer a fundo o negócio de seus clientes, seu posicionamento, seus objetivos de negócio, o perfil e os canais de comunicação preferidos por seus públicos.

 

Da assessoria de imprensa à comunicação corporativa

Não é novidade para ninguém que a chamada mídia "tradicional", formada pelos veículos de imprensa, passa por uma transformação sem precedentes. A disseminação da Internet e a popularização dos aparelhos que usamos para acessá-la fizeram de todos nós criadores e curadores de conteúdo. Resultado: a atenção do público, antes concentrada em um número restrito de fontes de informação, dispersou-se na infinidade de blogs e mídias sociais que hoje fazem parte do nosso dia a dia.

Como o assessor de imprensa reagiu a essa transformação? Quer este profissional trabalhe num house organ de uma grande corporação, ou como intermediário sub-contratado por uma agência de comunicação corporativa, o fato é que a rotina dele mudou, e muito. Hoje o assessor de imprensa atua também na comunicação interna das empresas, na comunicação direta com stakeholders, na análise de métricas e na gestão e monitoramento de mídias sociais. Ele caminha para se tornar um profissional especialista em comunicação corporativa, capaz de entender as necessidades do cliente, identificar o perfil dos públicos-alvo, definir objetivos e executar a estratégia ideal para atingi-los. A profissão vive um novo tempo, mais dinâmico, e muito mais divertido.

 

A visão do cliente

Construir uma reputação e influenciar a percepção do público sobre assuntos estratégicos para a empresa é trabalho de formiguinha, de médio a longo prazo. Exige paciência e dedicação. Mas assessoria de imprensa ou comunicação corporativa, não importa o nome, continua sendo um investimento que traz grandes resultados, e deve obrigatoriamente contribuir para o atingimento de objetivos de negócio.

E falando em objetivos de negócio, vale lembrar sempre: um trabalho ambicioso de comunicação deve ser precedido de um planejamento estratégico de comunicação corporativa para estar 100% alinhado aos objetivos de negócios da empresa, além de estabelecer indicadores claros para mensuração de resultados.

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