RMA Trends

3 perguntas essenciais em um planejamento de comunicação corporativa

7 de Outubro de 2013

Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, planejamento de comunicação corporativa, como fazer um plano de comunicação corporativa


Compartilhe:    

 

perguntas essenciais em um planejamento de comunicação corporativa

Na teoria criar um planejamento de PR parece simples: defina seus públicos-alvo, escolha os canais e a periodicidade para atingir cada um e envie conteúdos sobre seus produtos e serviços. Mas, se você tem alguma experiência no assunto, já deve ter percebido que, na prática as coisas são diferentes.

O primeiro passo é colocar-se no lugar das pessoas que compõem o seu público-alvo. Elas estão interessadas em conhecer os seus produtos e serviços? Para a maioria das empresas, de qualquer segmento, a dura resposta é: provavelmente não. Afinal, se a sua empresa se comunica como todas as demais, o que a impede de ser vista como apenas mais uma, sem grandes diferenciais?

Por isso, para um bom planejamento de PR, três perguntas essenciais devem ser respondidas:

  • Sobre o negócio: quais são os diferenciais, o cenário competitivo e o posicionamento pretendido?
  • Sobre o mercado: em que mercados a empresa atua, quais as necessidades do público e os critérios de compra em cada um?
  • Sobre o comportamento do público: qual é o comportamento do público em relação à estratégia e aos canais utilizados pela empresa, comparativamente aos concorrentes?

A partir das respostas a essas perguntas, o trabalho de pesquisa e análise que se segue torna possível identificar o que chamamos de gaps de percepção de valor da marca, ou seja: quando e como a comunicação da sua empresa não reflete os valores e necessidades dos clientes. Identificar estes gaps possibilita derivar as melhores estratégias de comunicação, os canais prioritários de contato com o mercado, os assuntos mais relevantes para cada perfil de público e as mensagens-chave que devem orientar a comunicação.

PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS