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Como otimizar seu budget de comunicação corporativa

8 de outubro de 2013

Topics: planejamento estratégico de comunicação, planejamento de comunicação corporativa, tendências, budget, métricas, indicadores, correlação


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budget planejamento de comunicação corporativa

Em muitas empresas a área de Comunicação Corporativa é vista como uma "prima pobre" da família: seja com um budget atrelado ao de marketing ou com um budget independente é comum o gestor de comunicação ter o desafio de fazer mais com menos. Como educar a diretoria sobre a importância de investir em comunicação? Segue abaixo 4 práticas que fortalecem a posição do gestor de comunicação na hora de negociar:

 1) Usar com eficiência 100% da sua verba por uma razão simples: realocações às vezes são necessárias, mas dinheiro deixado sobre a mesa é quase sempre garantia de cortes no ano seguinte.

2) Definir critérios claros para demonstrar que o budget aprovado foi bem utilizado.

3) Considerar o que funcionou e o que não e fazer ajustes claros de correção de rota” no seu plano - o que não deu pra fazer e acabou fazendo falta e o que os concorrentes fizeram, tudo com o objetivo de sustentar o que será proposto para o próximo ano.

4) Propor um budget baseado em um novo planejamento estratégico de comunicação, estritamente alinhado à estratégia de negócio para o próximo ano.


Métricas de comunicação e resultados de negócio

Uma prática não exatamente nova, mas que ganha cada vez mais importante é a busca de uma correlação entre as métricas de performance das ações de comunicação corporativa e os resultados de negócio. Afinal, no fim do dia, tudo que interessa é o que quanto as suas ações contribuíram para os objetivos da empresa.

Por isso se ao propor um plano de comunicação é fundamental que as ações estejam alinhadas ações à estratégia de negócios, faz todo sentido que ao prestar contas se mostre também a correlação entre essas ações e os resultados de negócio. Alguns exemplos: sair em destaque na capa de uma revista de negócios influente aumentou o número de ligações para a sua área comercial? Quantas oportunidades de negócio seu último evento corporativo direcionado a prospects gerou?

Desenvolver um trabalho permanente de inteligência de comunicação, que analise como as métricas e indicadores se comportam ao longo do ano, pode parecer sofisticado demais, mas ajuda a garantir a eficácia na execução do plano e a aprovação de budgets mais confortáveis no futuro.

Outros exemplos de correlações fáceis de entender e defender:

  • Visitantes únicos no site x número de leads gerados.
  • Exposição na mídia por produto, segmento e região x vendas por produto, segmento e região.
  • Campanhas de comunicação interna x resultados da pesquisa de clima.
  • Alcance das menções positivas em mídias sociais x market share.

PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

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