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Os riscos de não planejar a comunicação corporativa da sua empresa

8 de outubro de 2013

Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, riscos, gestão de crises, construção de marca


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Os riscos de não ter um planejamento de comunicação corporativa
“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro.”


A conhecida frase de Peter Drucker nos faz refletir sobre a importância do planejamento em qualquer atividade humana. Quando falamos de comunicação corporativa, ainda vemos exemplos de empresas que dão pouca ou nenhuma atenção ao planejamento, colocando em risco não apenas sua imagem, mas também, e cada vez mais, o atingimento de seus objetivos de negócio.

Quem acompanha os principais jornais e revistas de negócios já percebeu. Erros decorrentes de ações de comunicação improvisadas nunca tiveram tanta exposição junto ao público, especialmente nas mídias sociais. Mas há outros riscos, menos visíveis, que devem ser considerados pelos gestores na hora de planejar a comunicação corporativa.


Acertar o alvo errado

Agir sem planejar é como atirar no escuro: você nunca sabe onde vai acertar. Uma das premissas de um bom planejamento é o entendimento claro das necessidades e interesses de um dos públicos-alvo da empresa. Se você não planejou, dificilmente será assertivo na comunicação.


Construir uma imagem indesejada

Como você gostaria que sua empresa fosse percebida pelo mercado? Como sua empresa é de fato percebida pelo mercado? A falta de planejamento pode resultar na construção de uma imagem indesejada ou distorcida para o mercado. Essa dissonância geralmente tem efeito negativo sobre os resultados de negócio, e não é difícil saber por que. Se você não sabe como é visto, dificilmente será eficaz na construção do posicionamento pretendido.

 

Crises e danos à marca

Uma crise pode ser ocasionada por diversos fatores: fraudes, problemas no produto ou serviço, mau atendimento, funcionários insatisfeitos e até má fé de clientes. Exemplos recentes envolvendo grandes marcas comprovam que realizar uma ações de comunicação não planejadas é estar ainda mais exposto a crises, que podem inclusive ocasionar prejuízos financeiros.


Jogar dinheiro fora

Execução sem planejamento custa caro. Realizar um evento de última hora, lançar uma campanha de mídia não alinhada aos objetivos de negócio e dar uma entrevista à imprensa sem a preparação adequada são exemplos de ações que, a despeito de gerar uma carga de trabalho excessiva, raramente trazem os resultados esperados. Pense nas últimas ações que você executou sem planejamento e reflita: valeu a pena?

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