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Bom senso online: o comportamento do executivo afeta a visibilidade da empresa

8 de Maio de 2014

Topics: gestão de crises, gestão de reputação e visibilidade, comunicação digital, mídias sociais,, redes sociais


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Estar nas redes sociais é ser bombardeado por informações o tempo inteiro e muitas delas podem não mexer com você. Ou você nunca se incomodou com comentários e opiniões dos seus amigos nas redes sociais?

Mas, se alguns comentários te incomodam, vale a pena lembrar que aquilo que você posta também pode incomodar seus amigos. Qual a postura que você tem adotado dentro das redes sociais? É preciso ponderar sobre o conteúdo e a frequência de suas publicações, bem como sobre suas reações aos comentários que recebe.

visibilidade_digital_executivo

Antes de postar qualquer coisa é importante pensar sobre a relevância do conteúdo e a quantidade de posts por dia. Isso tudo é feito com base em pesquisas. A mesma regra vale para as empresas e para as pessoas que as representam (seus funcionários e executivos).

Ser monotemático, por exemplo, também não é nada legal. Deve-se considerar que se você é um gerador de conteúdos, também deve checar suas fontes antes de publicar. Aproveite para recomendar artigos e matérias relevantes que tenha lido, mas não encha sua timeline com posts sobre o quão incrível é a empresa que você trabalha, ou que teve muito sucesso em uma reunião de negócios.

Fique à vontade para postar fotos de um super jantar, de um show, mas pondere aquele clipping negativo de um concorrente ou mesmo a imagem de um meme* sobre um fail* que ele tenha cometido. Afinal, é estratégico manter um bom relacionamento com ele, certo?

Ainda que você seja fanático pelo seu time de futebol, avalie as possibilidades de um dia sua empresa patrocinar seu principal rival antes de fazer piadinhas ou críticas. Sabemos que isso é mais uma decisão de mercado que de paixão. Hoje, o que vale é a máxima “você é o que compartilha”.

E quando você se expressar como um indivíduo, nunca se esqueça que tem colado na testa o selo de sua empresa! Cuidado para não prejudicar a visibilidade dela! Apesar de democráticas, as mídias sociais não são sites de humor, mas uma ferramenta que facilita o acesso às informações, contatos com amigos, clientes e empresas. Mas, da mesma forma, seu chefe e seu concorrente também as frequentam. Nunca é demais relembrar a mancada daquele executivo corintiano que, após um gol de seu time, mandou um "chupa São Paulo" pelo Twitter, esquecendo-se que sua empresa estava com o logo na camisa do tricolor. Foi demitido no dia seguinte. A regra é simples: pense antes de falar e de compartilhar.

* Definição do Wikipédia: unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros). No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se.

* Quando uma ação não dá certo é chamada de fail pelos usuários de redes sociais.
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