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Cinco dicas para ter sucesso com mídia online

18 de Novembro de 2015


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Planos de mídia online costumam vir acompanhados de dúvidas. O marketing precisa do ROI, o departamento financeiro questiona o investimento, a diretoria pergunta como a campanha ajudou a atingir os objetivos de negócios. A verdade é que, para os objetivos serem atingidos, existem algumas premissas básicas:

1 - Ter o plano de mídia alinhado ao planejamento de marketing

Parece simples e óbvio, mas há muitos planos de mídia que não alcançam os resultados esperados porque tem falhas neste ponto. De acordo com o eMarketer, os gastos com mídia digital vão superar US$ 3 bilhões em 2015. No entanto, parte destes investimentos não acertará o alvo. Um real investido em um canal sem a segmentação e o direcionamento corretos pode sair mais caro do que 100 reais em uma mídia menor e mais focada.

O primeiro passo de um plano de mídia é ter um briefing completo, com informações sobre todos os pontos da campanha - público-alvo, produto, verba, concorrentes. Neste ponto, o planejamento de marketing é uma fonte importante para esta etapa que é crucial para definir a estratégia da campanha - onde vamos alcançar o target e quais as possibilidades de navegação dele.

2 - Alinhe KPIs e métricas

Na fase inicial do projeto, em que se alinha o propósito da mídia online ao objetivo de negócio, é fundamental também traçar os KPIs desejados junto com seu time de mídia. Nesse momento, é importante que eles mostrem como serão medidos os resultados. Lembre-se: você entende do seu negócio, sua equipe ou agência de mídia entende de mídia e conhece seu negócio. Coloque especialistas a seu favor.

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3 - Trace a rota, percorra o caminho, corrija as imperfeições

Já começou a campanha? Suas vendas estão bombando? Ninguém se interessou? Não importa qual sua resposta, nenhuma elimina a necessidade de sentar, analisar as métricas e corrigir planos de voo. De nada adiantam milhões de relatórios se você e sua agência não discutem como eles podem sugerir melhorias no projeto em andamento e em futuras campanhas. E é importante acompanhar a campanha desde o lançamento. Deixar para ver relatórios só no final pode ser tarde demais.

4 - Se errar, saiba que errou

Pior do que não acertar o alvo é não saber se os resultados foram alcançados. Se erramos, corrigimos. Agora, se não sabemos que o plano estava equivocado, como consertá-lo? Mensurar os resultados de mídia online de maneira acurada é parte fundamental do processo. E como medir se os KPIs foram alcançados de maneira efetiva? Com certeza, não basta olhar para números. Ter um milhão de curtidas em um post impulsionado no Facebook pode ser bom, mas pode não significar tanto quanto parece. Os números devem ser profundamente analisados e cruzados com seus objetivos de negócios: este um milhão de curtidas é composto por seu público-alvo? Está na região, classe social, faixa etária que você almeja? Se tudo isso for positivo, ainda assim, seu objetivo é apenas branding? Ou além de curtir era esperado algum tipo de conversão? 

5 - Quer Inbound Marketing para acompanhar?

É fundamental complementar os investimentos em ads com outras metodologias para garantir um resultado mais efetivo. Imagine que sua empresa venda férias na Europa e o cliente procure por “verão na Itália” no buscador. Sim, você está lá, como resultado pago e isso é extremamente importante. Mas 70% das pessoas clicam em resultados não patrocinados. Assim, é indispensável para uma empresa que quer gerar negócios no ambiente digital investir também em um bom projeto de inbound marketing, que forneça conteúdo relevante sobre os temas que o conectam a seus clientes e o posicione bem nas buscas. Mais do que tendência, a realidade hoje é atrair o consumidor e não mais “pular na sua frente” como se fazia antigamente.

Essas são apenas algumas dicas para examinar seu plano de mídia online. Ele pode e deve estar contemplado em seu plano de marketing. Mas, para que você alcance e até supere suas expectativas, converse com sua agência de comunicação sobre todos os detalhes e certifique-se que está no caminho certo para o sucesso!

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