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Como escolher o melhor fornecedor para gerenciar as redes sociais?

23 de julho de 2014

Topics: redes sociais


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As redes sociais revolucionaram a forma tradicional de relacionamento entre marcas e consumidores. Uma estratégia antigamente unilateral deu espaço a um contato mais próximo, em que o cliente não apenas “escuta” o que a sua empresa tem a dizer, mas também fala – e como fala!

Neste cenário, marcas precisaram se reformular, reestruturar e reposicionar, dando um tom de voz mais pessoal às suas ações e, é claro, ouvindo o que seus consumidores têm a dizer. Isto, por sua vez, também gerou grande insegurança a elas: o alcance e agilidade propiciados pelas redes sociais contribui para a aproximação junto a seus clientes, mas também dá abertura para que um passo em falso se transforme em uma grande crise.

Contudo, não adianta fugir: mesmo que você não queira, a sua marca estará nestes canais – se não por você, pelos seus consumidores. Por isso, o melhor a fazer é contar com profissionais qualificados que consigam extrair todo o potencial que as redes sociais têm a oferecer. Mas… Que tipo de fornecedor contratar? Quem está mais preparado para gerenciar os perfis de sua empresa?

As opções do mercado: marketing, comunicação ou publicidade?

Muitas empresas acabaram recorrendo a estes canais por verem os resultados alcançados por seus concorrentes ou mesmo pela experiência vivenciada com alguma marca. Contudo, decidiram também participar, muitas vezes, por impulso ou até por entender que precisam estar nestas redes, mesmo sem saber exatamente o porquê. Isto acabou levando as empresas a escolhas equivocadas em relação ao fornecedor contratado, em grande parte pela falta de conhecimento de qual seria o melhor fornecedor para o seu negócio.

Hoje existem, basicamente, três tipos de fornecedores indicados para o trabalho no mercado: as agências de marketing digital, de comunicação corporativa e de publicidade. Cada uma com suas especificidades, a mais indicada será, certamente, a que estiver mais adequada à sua estratégia e metas definidas. O que você deseja com as redes sociais – já se perguntou sobre isso?

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Agências de marketing digital

A mais recente das opções no mercado são as agências de marketing digital. Elas se dedicam  aos canais tecnológicos com expertise para o desenvolvimento de campanhas para promoção de produtos, serviços e empresas, contribuindo para o ganho de visibilidade das marcas e aumento das vendas na web.

Para quem precisa desenvolver uma campanha pontual na web ou mesmo contínua, mas exclusivamente online, as agências de marketing digital são indicadas para o trabalho. Contudo, ele se limitará ao virtual, fazendo com que você tenha a necessidade de contar com outros fornecedores para uma estratégia de comunicação completa.  

Agências de publicidade

As agências de publicidade, acostumadas com o modelo tradicional de se fazer propaganda, se viram diante a um novo desafio e, por isso, adaptaram suas ações aliando a convergência de canais offline e digitais. A ideia é a mesma: promover produtos, serviços e marcas, mas agora adaptada à realidade online.

O problema está quando essas agências apenas replicam o modelo de trabalho dos veículos tradicionais para as redes sociais, por exemplo, se esquecendo de desenvolver o relacionamento com os consumidores e focando apenas em vendas ou publicidade.

Desta forma, se você pretende investir ativamente em anúncios online ou estratégias de propaganda, esta é uma opção válida. Porém, é preciso estar atento se o fornecedor escolhido, de fato, possui a expertise necessária para criar campanhas virtuais que permitam o engajamento do seu público.

 

Agências de comunicação corporativa

Já as agências de comunicação corporativa têm como foco de trabalho a comunicação de marca, desenvolvendo ações que gerem a identificação do consumidor com elas. O trabalho desenvolvido é mais amplo, contemplando não apenas canais on e offline, mas todo o posicionamento e relacionamento entre público e marca.

Elas olham a comunicação como um todo e desenvolvem o trabalho digital a partir de um planejamento estratégico, que busca entender o cliente, o cenário e alinhar os objetivos pretendidos pela marca nas redes. Toda a estratégia gira em torno do relacionamento com o cliente, ou seja, o foco é possibilitar que a proximidade entre as partes permita experiências únicas e, consequentemente, gere reputação, engajamento, relacionamento e a promoção da marca.

Como identificar a mais indicada para gerenciar seus perfis nas redes sociais

Antes de definir qual a mais indicada aos objetivos de sua marca, é importante considerar dois fatores:

  1. Todas as empresas querem aumentar suas vendas. Por isso, utilizar deste argumento para a escolha de uma agência para gerenciar os perfis de sua empresa nas redes pode não ser o mais adequado. Isto acaba tendenciando a uma escolha focada exclusivamente em propaganda, o que não se encaixa ao propósito das redes sociais quando este trabalho é feito de forma isolada .

  2. Redes sociais são canais de socialização, ou seja, relacionamento! Por isso, tentar se posicionar nelas com esforços apenas em propaganda não é o mais indicado para garantir o sucesso na estratégia.

Compreendendo claramente estes fatores, é mais fácil identificar que tipo de ações é preciso desenvolver nestes canais para atrair e fidelizar clientes. Um trabalho bem desenvolvido junto ao seu público trará os frutos almejados: mais vendas para o seu negócio. Afinal, consumidores satisfeitos são fiéis e, por isso, mais engajados. Isto significa que eles têm maior potencial de conversões para a sua empresa, mas também de indicação dela a outros potenciais clientes.

Desta forma, o foco de sua marca nas redes sociais deve ser construir uma imagem sólida, baseada no relacionamento e na transparência. Isto aumentará a confiança de seus consumidores, estreitará os laços junto a eles e, assim, trará resultados mais efetivos para o seu negócio. Vale ressaltar que, sim, os anúncios são importantes. Porém, devem ser realizados através de serviços específicos, disponíveis pelos maiores players das redes sociais como o Facebook Ads, Linked In ads, dentre outros.

Neste contexto, a melhor opção passa a ser aquela que contemple ambos os pilares de sucesso nestes canais com maestria: relacionamento e publicidade. Por isso, a agência mais indicada para a sua escolha é aquela que entende a comunicação como um todo e não se limita apenas a um nicho dela. O importante é que haja um trabalho focado na reputação da marca, promovendo sua imagem através de conteúdo relevante e relacionamento com o público que se pretende alcançar, mas sem negligenciar uma necessidade cada vez mais real nestas redes: os anúncios para ampliar a visibilidade, trabalhar brand awareness e incentivar o engajamento das empresas.

E para você, quem está mais preparado para gerenciar estratégias de redes sociais? Como isto funciona, hoje, em sua empresa?

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