RMA Trends

Como escolher uma agência de comunicação corporativa?

29 de novembro de 2013

Topics: comunicação corporativa, assessoria de imprensa, agência de comunicação, relações com a mídia


Compartilhe:    
Quando chega a hora de investir em uma agência de comunicação - ou oxigenar o trabalho feito até então - a dúvida que costuma surgir é: qual o melhor caminho para uma comunicação corporativa orientada a resultados? Que critérios usar para escolher um parceiro?

Para trazer bons resultados para sua empresa, a agência que você escolher tem que preencher os seguintes requisitos:
  • Conhecer seu negócio: oferta, mercado e cenário competitivo.
  • Entender o posicionamento pretendido como ele irá contribuir para o atingimento de objetivos de negócio.
  • Propor uma estratégia de relações com a mídia (imprensa online e offline) e de mídia digital (site, blog, mídias sociais) que diferencie a empresa de seus concorrentes.
  • Trabalhar com um plano de comunicação, que pode ser mensal, bimestral ou trimestral, com metas pré-estabelecidas e métricas claras (baseadas em indicadores) para avaliar os resultados.
cliente agencia de comunicacao como escolher

Da teoria à prática


Esses requisitos devem estar contemplados não apenas no discurso, mas também na metodologia da agência e na execução do trabalho. Além disso, há qualidades que são essenciais para o sucesso do trabalho. Algumas delas são:
  • Criatividade. É preciso ser tão criativo para "vender" uma pauta exclusiva para a imprensa, como para produzir um texto para ser publicado na Internet.
  • Pensar com a cabeça do cliente, pois cada empresa se comunica com seu público de forma única.
  • Vivenciar o dia a dia do cliente, o que requer um relacionamento muito próximo com o time de comunicação da empresa e seus porta-vozes.
  • Proatividade para orientar o cliente sobre os riscos, treiná-lo para situações complicadas, ou mesmo antes de uma simples entrevista fazer o coaching adequado.
  • Dar feedback, pois comunicação é um processo vivo, que requer melhorias incrementais.
  • Respeitar e cumprir prazos, pois o timing em comunicação é essencial.
Por mais óbvios que possam parecer esses requisitos e qualidades, poucos são os fornecedores que atendem ou reúnem todos eles. Por isso, quando for escolher sua agência de comunicação corporativa, seja criterioso e exigente. Construir uma marca de valor é um trabalho de longo prazo, e exige uma relação duradoura e de confiança mútua.Proatividade-ja-7-boas-praticas-no-trabalho-de-relacoes-com-a-midia

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS