RMA Trends

Como inovar na comunicação de serviços: um caso de sucesso

11 de Dezembro de 2015

Topics: Prêmios


Compartilhe:    

Como se comporta uma pessoa que precisa contratar um seguro no atual mundo pós-Google, em que 90% do processo de compra acontece antes do primeiro contato com a marca[i]? Em um cenário em que um comprador acessa mais de 10 fontes diferentes antes da decisão final de compra[ii]? Com certeza, de modo bem diferente do que acontecia na época de nossos pais, em que apenas a palavra do corretor já bastava para que a família inteira fechasse o mesmo seguro no mesmo lugar.

 

De olho nessa mudança de comportamento e aberta ao diálogo, a seguradora Yasuda Marítima busca, diariamente, se comunicar com o mercado, clientes e corretores de forma assertiva nos diferentes canais disponíveis. Mais do que falar de si, o objetivo é fornecer conteúdo + contexto, informações relevantes que tragam respostas às indagações dos stakeholders. Para isso, é essencial saber o que o cliente busca, onde busca e como busca.

 

Foi neste cenário que, no final de 2014, o time de atendimento da Yasuda Marítima na RMA Comunicação se juntou à agência de Inbound Marketing do grupo, a Hook Digital, e propôs a criação de um novo canal, o Lounge Bom Te Ver Bem.

 

Hospedado no portal da empresa e com uma estratégia de marketing de conteúdo, o projeto previa reunir num mesmo canal assuntos do interesse dos principais públicos-alvo da seguradora: os corretores de seguro e os segurados (ou possíveis segurados).

 

Mais do que isso, um detalhado estudo de SEO (Search Engine Optimization) e técnicas de inbound marketing aplicadas por profissionais certificados seriam a garantia de que o conteúdo fosse encontrado pelas pessoas: ao digitar “o que é responsabilidade civil de empregados domésticos”, o buscador traria dentre os primeiros resultados orgânicos um post específico do Lounge Bom Te Ver Bem. O mesmo deveria acontecer para “seguro para sua casa”, “seguro para veraneio” e outros termos.

 yasuda-maritima-rma.jpg


Assim nasceu o
media lounge da Yasuda Marítima, conectado diretamente à campanha Bom Te Ver Bem da seguradora. Um ambiente digital de conteúdo e relacionamento sobre seguros, com textos leves e de fácil entendimento, que respondiam a dúvidas rotineiras de segurados - como a diferença entre seguro condomínio e seguro de um apartamento, e de corretores - como o uso das redes sociais para se relacionar com seus clientes.

 

Para ser tão assertivo, antes do lançamento, o projeto contou com estudo profundo do comportamento das audiências-chave: segurado e corretor. Duas personas foram traçadas a partir de entrevistas e pesquisas para ajudar a identificar interesses em relação aos temas-chave e como eles buscavam estas informações.

 

Provas do sucesso do projeto são os resultados que o Lounge Bom Te Ver Bem alcançou em menos de um ano de existência. Desde seu lançamento, em maio de 2015, as visitas orgânicas com origem em buscas no Google aumentaram 254%. Outro número que pula aos olhos é a taxa de novas assinaturas da newsletter semanal: crescimento de 50% ao mês.

 

São muitos resultados positivos. Tanto que, com tão pouco tempo de existência, a RMA já foi premiada pelo projeto com um dos mais importantes prêmios mundiais de comunicação corporativa, o SABRE Awards Latin America.

 

Quer saber mais? Veja o vídeo sobre o case e visite o Lounge Bom Te Ver Bem para conhecer pessoalmente o trabalho.  

 

[i] Fonte: Forrester / Google

[ii] Fonte: Forrester / Google

 

 Baixe grástis o infográfico - passo passo para uma parceria de sucesso

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS