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Comunicação e marketing: quantas (e quais) agências sua empresa precisa?

12 de agosto de 2014

Topics: planejamento estratégico de comunicação, assessoria de imprensa, agência de comunicação, comunicação digital


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Alinhar todas as ações de comunicação e marketing ao plano estratégico da empresa é um verdadeiro desafio para a maioria dos gestores. Além da amplitude do trabalho, que envolve assessoria de imprensa, marketing digital, publicidade e comunicação corporativa, esses gestores lidam, na maioria das vezes, com várias agências, cada uma com sua especialidade, seus métodos e sua visão.

Diante disso, surgem as questões: de quantas agências sua empresa realmente precisa? O que cada uma delas vai fazer por você? É possível alinhar todas elas e otimizar resultados? Como fazer isso?

 

Agência de Comunicação: planejamento integrado como estratégia

Uma agência de comunicação é responsável por estabelecer e manter os vínculos entre a sua marca e todos os canais de comunicação relevantes para os objetivos estratégicos da empresa, bem como para seus públicos.

Para definir quais sãos as estratégias, ações e mídias mais adequadas, o trabalho é baseado em um planejamento estratégico de comunicação. A ideia é compreender as necessidades do negócio e vinculá-las às oportunidades mais eficazes para a obtenção dos resultados conforme os objetivos. Assessoria de imprensa, relacionamento digital, construção, valorização ou posicionamento da marca, divulgação de produtos, serviços e até gestão de crises. Tudo é definido no planejamento.     

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Marketing Digital: amplie seu alcance no mundo virtual

O uso dos canais digitais como as redes sociais, sites, blogs corporativos e os anúncios patrocinados é hoje essencial para toda estratégia de comunicação. E é justamente na gestão da sua marca dentro desses canais que irá atuar uma Agência de Marketing Digital. Além do lançamento contínuo de conteúdos na rede, essa agência é responsável pelo relacionamento com os usuários e pela mensuração do seu retorno neste ambiente. Afinal, as redes sociais são uma via de mão dupla.

Porém, a produção de conteúdo para esses canais deve estar vinculada ao plano de comunicação da sua empresa, de forma que a postura, os valores, os princípios e a identidade da sua marca sejam reforçados e valorizados diante das mais diversas situações, inclusive nas interações com os internautas. A identidade visual da empresa também deve ser trabalhada nesses meios, por isso o contato com a Agência de Publicidade deve ser constante.

 

Publicidade: a materialização da sua identidade

A identidade de uma marca se materializa através do material publicitário que ela disponibiliza interna e externamente. Seja um anúncio para uma revista, um jornal, uma propaganda para a TV ou rádio, ou mesmo uma arte para redes sociais, blog ou site. A agência de publicidade cuida para que esses materiais estejam verdadeiramente entrosados com o que você pretende mostrar. A definição de cores, tipografia, formatos e linguagem deve ser adaptável à todos os meios, inclusive os digitais.

 

Agência de Comunicação, Marketing Digital ou Publicidade?

Independentemente do tipo e quantidade de agências escolhidas para gerenciar as ações de sua marca, o importante é contratar fornecedores altamente qualificados, que coloquem em prática as atividades de sua responsabilidade de forma alinhada ao planejamento estratégico desenvolvido. Se for possível alinhar com todas elas o mesmo discurso e posicionamento de marca definidos, os objetivos estratégicos de sua empresa serão cumpridos e pouco importará quem ou quantos fornecedores estão envolvidos.

Caso esta gestão seja mais complicada para você ou os resultados deste alinhamento não sejam significativos, a opção pela contratação de uma única agência, que seja capaz de oferecer todos esses serviços com excelência deve ser considerada. Isso garantirá o alinhamento das ações, bem como facilitará o diálogo entre você e o fornecedor. Os resultados do trabalho com uma única agência, que contemple o desenvolvimento de todas as atividades com maestria, podem te surpreender!

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