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Comunicação interna: fundamental para o sucesso da empresa

30 de julho de 2015

Topics: comunicação interna


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Não faz muito tempo que as empresas voltaram seu olhar para o entendimento da comunicação interna como parte fundamental de seu sucesso.

Talvez pressionadas pela entrada das novas gerações no mercado de trabalho e pela necessidade de se repensar as relações trabalhistas e sociais em busca de engajamento e produtividade, as companhias partiram para compreender a força que tem a comunicação nesse universo.

Comunicação interna: fundamental para o sucesso da empresaAfinal, durante muito tempo, o foco da comunicação foi o ambiente externo – olhava-se para vários stakeholders, como clientes, investidores, formadores de opinião (especialmente a mídia tradicional), mas pouco se tinha consciência de que o público interno é um “consumidor” e “transmissor” de posicionamento de máxima valia e importância. Talvez, inclusive, o mais importante.

Afinal, de nada valem todos os investimentos com planejamento, desenvolvimento de posicionamento, Q&A, campanha de mídia publicitária... quando todo o racional do processo de construção de marca limitou-se a uma sala fechada, quatro cabeças pensantes e o foco no mundo lá de fora.

Os funcionários são o primeiro público que legitima um posicionamento – afinal, é no dia a dia das interações sociais que o jeito de ser de uma empresa nasce e se perpetua. E essa questão não deve ser subestimada - estudo da Gallup mostrou que a falta de engajamento, só nos EUA, representou perdas de 300 bilhões de dólares em produtividade.

Outro ponto crucial é que os funcionários fazem conexões frequentes com o mundo externo (família, amigos, outros profissionais do mercado) - seja por contato pessoal ou via redes sociais – eles (funcionários) transmitem os valores corporativos, corroborando ou alterando a imagem que uma marca deseja ou objetiva passar.

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Segundo Dr. Bruce Berger, em seu artigo “Read My Lips: Leaders, Supervisors, and Culture are the Foundations of Strategic Employee Communications”, as empresas erram ao desconsiderar a importância da comunicação com funcionários como fator fundamental para a produtividade, engajamento, retenção e retorno financeiro. E que um dos fatores ignorados pelas empresas é que os objetivos de comunicação e responsabilidades por isso são, em geral, inexistentes ou muito superficiais nos job description e planos de performance de líderes e supervisores, não sendo nem medidas nem mensuráveis.

Por isso, a dica que fica é: priorize e reconheça o valor – no seu foco de comunicação – do seu público interno. Ele será o primeiro a comprar ou descartar o seu lançamento, sua inovação ou sua mudança de posicionamento. Comunique-se com ele, o empodere, o ouça. Ele é e sempre será a materialização mais legítima da sua marca.

Será o embaixador e o exemplo – e você não vai querer desconsiderar todo esse potencial, não é mesmo?

*Fonte: Korn/Ferry Institute – Whitepaper “The Rules of Engagement

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