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Não faça tudo sozinho! Conheça dicas de comunicação para startups

31 de março de 2014

Topics: tendências, construção de marca, gestão de reputação e visibilidade, público-alvo, exposição da marca,


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Criativas, dinâmicas e inovadoras. Assim são as startups, que encontram no país um pujante mercado de empreendedores e investidores. Esse tipo de negócio tornou-se a menina dos olhos dos jornalistas e outros formadores de opinião. Mas esse diálogo tem seus segredos. Se para uma empresa com anos de mercado o trabalho de comunicação corporativa demanda um planejamento estratégico super alinhado aos objetivos do negócio, para uma startup ele precisa ser ainda mais meticuloso.

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O primeiro passo para construir um plano de comunicação voltado para startups é conhecer a empresa que está nascendo. Ainda que o objetivo seja atrair a atenção de investidores mais sêniors, com mais experiência, é ideal manter a essência jovem e inovadora, características implícitas nesse negócio. Claro que nada impede de que a startup mude seu posicionamento à medida que for crescendo ou até ser incorporada por alguma organização.

Um ponto crucial é o alinhamento do discurso ao direcionamento dos objetivos estratégicos da empresa. Outro ponto é o conteúdo de qualidade e mais interessante possível. Portanto, é bom estar preparado para contar histórias. Mapeie o mercado e fique atento às potenciais oportunidades de pauta para falar sobre o que a startup está fazendo. Esteja sempre pronto para uma entrevista com algum formador de opinião, independente do meio de comunicação que ele atue.

Hoje em dia não é mais necessário focar-se em apenas um tipo de veículo - naquele com maior tiragem, por exemplo -, existem muitos blogs especializados no tema e gente interessada em uma boa ideia em qualquer canal. Por isso, esqueça o modelo tradicional de comunicação e atue no meio offline com a mesma naturalidade do mundo digital. Tenha em mente que seu investidor ou cliente não lêem apenas jornais de negócios.

Por último, não subestime o valor da comunicação. É muito comum que lideranças de empresas novas e com a equipe enxuta pensem que é possível fazer todo o trabalho de comunicação sem apoio especializado. Mas não se engane. Justamente por ter criado algo do zero, você ainda tem muito trabalho para fazer e se nunca atuou com comunicação, as portas não vão se abrir sozinhas. Contrate empresas que sejam capazes de lhe orientar e ajudar na execução da sua estratégia.

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