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Investir em comunicação corporativa ajuda minha empresa a vender mais?

23 de dezembro de 2014

Topics: comunicação corporativa, agência de comunicação, ROI


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As ações de marketing digital contam com sofisticadas ferramentas que analisam todas as métricas e permitem mensurar facilmente o retorno sobre o investimento (ROI) de cada iniciativa: o custo por clique, por download, por visita, por lead, por venda. Mas, quando falamos de comunicação corporativa o cenário é um pouco diferente: muitos gestores dessa área têm dificuldade em apresentar seus números para o board da empresa. Afinal, como encontrar dentro das ações de comunicação formas de se mensurar os resultados e as vendas?  Isso é possível?

Afinal de contas, investir em comunicação corporativa ajuda minha empresa a vender mais ou não?

 

Estabeleça metas e métricas

Todo investimento em comunicação funciona na base de metas e prazos. Estima-se que a fan page da empresa alcance X fãs em dezembro; ou que o site terá Y visitantes únicos. Mas com uma campanha, a página terá Z fãs e o site, W visitantes. É muito difícil atrelar o investimento em comunicação e posicionamento com vendas. Contudo, é possível estabelecer métricas para mensurar o alcance de publicações nas mídias online, impressas ou redes sociais.

Comece pela estratégia

Tudo começa pelo plano estratégico de comunicação. Este plano inclui uma pesquisa sobre o mercado e uma definição do público-alvo. Para que a empresa alcance resultados esperados, as ações de marketing devem estar bem amarradas a metas, públicos e mídias. A falta de planejamento resultará em ações que aumentam a exposição, mas não contribuem para o posicionamento na direção pretendida.

Se o objetivo é trazer audiência para o site da empresa, pode fazer sentido publicar posts com links no Facebook. Se a meta é conquistar novos públicos que procuram por palavras-chave que envolvem o negócio, pode ser uma boa ideia investir em uma campanha no Google AdWords. E mais eficiente do que a mera exposição é a produção de conteúdo e o investimento em Inbound Marketing. Por isso dizemos que o foco principal das ações de comunicação e relação com a mídia deve ser em awareness e branding. Com a empresa bem posicionada na mídias, ela conquistará espaço na mente dos seus consumidores.

Do digital aos Reai$

A empresa deve usar seu site como principal hub das ações de mídia. Já a partir das publicações nas redes sociais é possível gerar tráfego para o site e realizar mensurações por meio de diversos indicadores, como cliques, conversão e até vendas, usando o Google Analytics como ferramenta de análise e medição, por exemplo. Ele permite saber, entre outras coisas, se a maior parte do tráfego vem do Facebook, do Google ou de anúncios; qual perfil gasta mais tempo no site; quais páginas fazem mais sucesso e assim por diante. Ele pode até mesmo dizer o dispositivo que os clientes usam (PC, smartphone, tablet).

Ações de Inbound Marketing, por exemplo, trabalham nesse sentido — ligando a marca da empresa a um conteúdo interessante. Elas atraem os futuros clientes com dicas, blogs, vídeos e informações, em vez de empurrar os produtos para eles. O conceito de Inbound Marketing envolve produzir conteúdo (como receitas, instruções, dicas, manuais, cursos, videoclipes, podcasts e assim por diante) atrelado à sua marca. Com o tempo, os leads vão associar a marca àquele conteúdo interessante e confiável e estarão mais interessados nos serviços e produtos.

O papel da Inteligência

A partir dos dados gerados nos veículos online, impressos e redes sociais — visibilidade, reputação, acessos, interação, engajamento — disponíveis em ferramentas como o Analytics, a empresa pode realizar uma análise, a partir de ferramentas de BI (Business Intelligence), que permitem identificar as ações realizadas versus os resultados de vendas obtidos, otimizando continuamente as iniciativas com base no retorno gerado.

O mais importante nesse processo é ter um alinhamento entre as equipes de comunicação, marketing e vendas. Todas devem remar na mesma direção. Medir o ROI (return of investiment) das ações é a única forma de justificar o orçamento de comunicação. Se a equipe consegue demonstrar que o ROI é elevado, fica mais fácil convencer o board da empresa a direcionar ainda mais dinheiro para a área.

Uma estratégia específica do planejamento de comunicação e marketing é a melhor forma de melhorar o posicionamento da empresa. Quanto mais claramente definidas forem as ações do plano de marketing e seus objetivos e metas, mais fácil será mensurar seu resultado.

Afinal de contas, investir em comunicação corporativa ajuda minha empresa a vender ou não? Uma das maneiras mais assertivas de saber se o investimento se justifica ou não é ter objetivos claros, traçar metas e ter métricas. Assim a empresa poderá identificar quais ações têm dado resultados para a empresa atingir o posicionamento pretendido.

Leia também:

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