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Monitoramento de mídia: os olhos e ouvidos da sua marca

26 de fevereiro de 2014

Topics: planejamento de comunicação, como fazer um plano de comunicação corporativa, posicionamento de marca, agência de comunicação, monitoramento de mídia,


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Com a disseminação da Internet, das mídias sociais e dos dispositivos móveis, hoje qualquer pessoa pode ser protagonista de uma notícia. Cada vez mais é comum que o público "fure" a imprensa, publicando nas mídias sociais fotos e comentários sobre eventos de impacto, muito antes dos profissionais.

A cobertura do último tsunami no Japão, por exemplo, foi marcante pela enorme participação do público. Os primeiros - e alguns dos melhores - vídeos e fotos foram capturados por pessoas "comuns", e republicados pelos grandes veículos da imprensa internacional. A interdependência entre a chamada "mídia tradicional" e as mídias sociais é uma tendência irreversível: todos os dias jornalistas se valem de conteúdo e assuntos que estão em evidência na internet para enriquecer suas pautas.

Monitoramento de mídia: a importância de entender a exposição da sua marca

O monitoramento de mídia no planejamento de comunicação e marketing

Para as empresas, o monitoramento das mídias tradicionais e sociais funciona como os olhos e ouvidos da marca no mercado em que ela atua, oferecendo insights que orientam o planejamento de comunicação e marketing. A análise dos dados coletados no monitoramento permite, entre outras coisas:

  • Entender a percepção do público sobre uma marca, comparativamente a outras marcas concorrentes.

  • Refinar a estratégia de conteúdo utilizada na gestão dos canais da empresa.

Acima de tudo, o monitoramento de mídia revela como sua marca é percebida pelos diferentes públicos. Por isso é fundamental que faça parte da estratégia da sua empresa, independente da área de atuação ou porte. As informações coletadas serão cruciais para direcionar o posicionamento do seu negócio e também para adequar a comunicação com o mercado alvo. Monitorar as mídias é entender o que se fala da sua marca para auxiliar na formação de uma imagem forte e de mensagens coerentes para todos os perfis de público.

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