RMA Trends

Muito além do texto: 5 ideias de conteúdo multimídia para o seu plano de marketing

26 de Setembro de 2014

Topics: Infográfico, Planejamento de Comunicação e Marketing


Compartilhe:    

Apesar do texto ser o formato mais comum de conteúdo digital encontrado, não é o único. A cada dia, novas possibilidades multimídias surgem, aumentando as maneiras de levar a mensagem da marca aos seus públicos de interesse.

Não existe um formato ideal para ser incorporado no planejamento de comunicação e marketing da sua empresa. Com características diferentes, cada formato é mais indicado para um determinado objetivo, mídia ou público. Para definir qual a estratégia ideal para a sua empresa, é preciso conhecer as possibilidades e entender o perfil de consumo de informações dos seus clientes e mercado.

Por isso, reunimos 5 ideias de conteúdo multimídia para que você possa escolher qual é o mais adequado a sua estratégia de comunicação e marketing.

Muito além do texto: 5 ideias de conteúdo multimídia para o seu plano de marketing

1. Infográficos

Os infográficos são um formato simples de agrupar dados e repassá-los de forma intuitiva a um determinado público. Eles reúnem textos curtos à ilustrações simples, facilitando a compreensão da mensagem.

Eles são comumente utilizados em sites, blogs, e media lounges, além de serem facilmente compartilháveis em redes sociais. Por terem apelo visual, são um formato de conteúdo altamente viral, o que propicia a propagação da mensagem e da imagem da marca. Além disso, é possível disponibilizar um código de programação para inserção do material em outros canais que não os da empresa.

Um exemplo prático é o infográfico divulgado pela RMA após o término da Copa do Mundo 2014. A partir de dados extraídos das Redes Sociais e Mídia, a empresa produziu um material que mostrava os principais números do mundial na internet.

 

 

2. eBooks

Os eBooks são livros eletrônicos muito indicados para empresas que possuem produtos ou serviços complexos, que podem aproveitar esse formato para tratar com detalhes suas ofertas e esclarecer as dúvidas do seu público.

Também é muito utilizado em estratégias de geração de leads - contatos de potenciais consumidores para as empresas. Por isso, ele é planejado com foco no público que se pretende atrair, além de ser apresentado em formato pdf. disponível para download mediante o fornecimento de dados de contato.

A RMA, por exemplo, disponibiliza conteúdo nesse formato para auxiliar no desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing para as empresas, como é o caso do eBook “Como criar um planejamento de comunicação orientado pela estratégia de negócio”.

 

3. Vídeos

O formato de conteúdo em vídeo é um dos mais consumidos, além de serem altamente virais. O YouTube, maior portal de conteúdo em vídeo atualmente, por exemplo, divulga abertamente os dados de acesso ao site. Segundo as informações da Google, mais de um bilhão de usuários únicos acessam mensalmente o portal, assistindo a mais de seis bilhões de horas de vídeo.

Eles podem ser trabalhados de diversas formas, como por exemplo:

  • Videoaulas;

  • Webinars;

  • Conteúdo institucional;

  • Apresentação de produtos ou serviços;

  • Entrevistas, entre outros. 

Esse material pode ser curto, com intuito de chamar alguém para uma conversa ou alertar sobre uma novidade ou, ainda, podem ser mais longos, quando o conteúdo for informativo ou explicativo.

O sucesso dessa estratégia é notório. Um exemplo é o canal Porta dos Fundos, que mantém conteúdo regular e, vez ou outra, aparece em parceria com grandes marcas. O clássico exemplo da rede de franquias SPOLETO é uma excelente forma de demonstrar o potencial da estratégia: após uma crítica espontânea do canal, a rede optou por utilizar o mesmo canal como resposta. O resultado foram milhões de visualizações da mesma.

 

4. Infopost ou Post Ilustrado

Os infoposts ou posts Ilustrados são bem similares aos infográficos, porém com menos foco em dados e mais em informações resumidas e ilustradas. Eles são muito indicados para as redes sociais, já que é possível passar a informação de uma forma rápida e mais atraente que uma publicação tradicional.

Um exemplo é o conteúdo desenvolvido pela Ativas TI, que demonstra como é possível trabalhar este formato independentemente do mercado de atuação da empresa.

5. Email Marketing

Muito foi dito sobre o fim do e-mail marketing. A ferramenta foi associada ao spam pelo uso indevido ou incorreto por muitas empresas. Contudo, as campanhas desenvolvidas para este canal ainda geram resultados significativos, principalmente pela sua alta capacidade de segmentação e personalização.

Segundo uma pesquisa realizada pela FBITS, o e-mail marketing é responsável por 20% do faturamento de mais de 60% dos e-commerces no Brasil. Um estudo da Serasa Experian apontou que 90% das empresas entrevistadas utilizaram a ferramenta em suas estratégias de marketing em 2014. Forte indício de que ela ainda é bastante válida.

Para ter sucesso, é preciso trabalhar com uma lista de contatos qualificados, com interesses reais em seu mercado ou negócio. Além disso, a prática de generalizar conteúdo ou atuar fortemente com campanhas publicitárias precisa ser abolida, dando espaço ao conteúdo de qualidade e relevante, de forma segmentada e personalizada.

Existem diversos outros formatos disponíveis. O melhor tipo de conteúdo multimídia para a estratégia de marketing de sua empresa dependerá do objetivo definido, quem é o seu público, como ele se comporta para o consumo de informações e onde ele está. Afinal, o mais importante é trabalhar um formato de conteúdo que seu público tenha acesso e interesse em consumir.

PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

 

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS