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Planejamento de comunicação: agência e empresa estão alinhadas?

13 de Março de 2015

Topics: agência de comunicação


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No mundo atual não há espaços para relações (comerciais) não produtivas. E - entre empresas e agências de comunicação - isso não é diferente.  É sabido que ambas possuem objetivos que somente podem ser cumpridos com um trabalho em conjunto - afinal de contas, os esforços têm de ser - tão somente - de remar para o mesmo lado.

Planejamento de comunicação: agência e empresa estão alinhadas?

 

Mas que lado é esse?

Essa é a pergunta número 1 que agências e empresas têm de se fazer (mutuamente) no momento zero de um trabalho de comunicação. E, para isso, a elaboração de planejamento que traga à tona os desafios de negócios de uma marca, seus objetivos, desafios, expectativas, as formas de mensuração…é imprescindível para que a relação dê certo.

Afinal, sem um plano que norteie o trabalho, não há nem como mudar a rota (quando necessário) nem como olhar pra trás e avaliar o que deu certo e errado.

Ok, parece simples. Mas como colocar em prática? Abaixo, elencamos algumas premissas básicas que, bem seguidas e observadas, permitirão que empresas e agências de comunicação trabalhem com regras claras e dentro de um jogo em que ambas façam parte de um mesmo time.

Estabelecendo objetivos

Todo planejamento deste tipo precisa englobar as esferas desejadas pela empresa que contratou a agência. Uma estratégia de comunicação deve nascer com objetivos e metas concretas que depois possam ser medidas, mensuráveis. Precisa ser considerado o que a empresa deseja conquistar com o seu planejamento de comunicação corporativa.

À agência cabe, justamente, fazer a primeira pergunta: “Qual seu objetivo de negócio?”. E seguir para as demais dúvidas que - sanadas - clarearão o futuro da relação: “E quais seus desafios? O que espera da Comunicação?”, e assim por diante. E, com isso, também cabe à agência encontrar as melhores maneiras de atingir estes objetivos, lançando mão de todas as ferramentas de comunicação que façam sentido em um determinado contexto. Por outro lado, a contratante precisa compartilhar os seus índices de performance mais estratégicos (KPIs) e de que maneira eles se relacionam com a estratégia de comunicação.

O dia a dia

O trabalho de uma agência não termina após a elaboração da estratégia. Pelo contrário: ele está só começando. Medir e avaliar o sucesso destes planos é tão importante quanto a etapa de planejamento. É preciso mensurar os resultados e fazer as alterações que forem necessárias. E, sim! Trocar o pneu com o carro andando e com o menor prejuízo possível para todos os envolvidos.

Afinal, as linhas de comunicação desenvolvidas pela agência podem sofrer com mudanças de curso ao longo do trabalho. E isso não é negativo. O trabalho de uma agência de comunicação deve ser adaptativo, capaz de se modificar conforme a necessidade. A agência precisa estar presente no dia a dia da empresa. Tem que acompanhar tudo o que é importante, já que cabe a ela dar o tratamento ideal de comunicação a tudo o que acontece lá dentro. Além disso, é necessário que se estabeleça uma rotina de reports. Não adianta fazer sem medir, nem medir sem avaliar e prestar contas!

Exemplos práticos

A agência da sua empresa precisa conhecer profundamente o seu modelo de negócios e os seus objetivos a longo prazo. Devem ser realizadas reuniões de imersão e de briefings pontuais, nas quais pontos importantes sobre a identidade do cliente precisam ser discutidos. A agência precisa entender o universo do seu cliente para encontrar a melhor maneira de conduzir o planejamento de comunicação corporativa.

A empresa precisa ficar livre para pensar em suas estratégias de negócios e deixar as estratégias de comunicação a cargo da agência. Isso significa encontrar maneiras de se comunicar melhor com os funcionários e outros stakeholders, elaborar e detectar pautas interessantes a todas as camadas da hierarquia, dar o devido direcionamento em interações de representantes com a imprensa, entre outros.

Contratar os serviços de uma agência de comunicação significa depositar nela a confiança de dar o melhor tratamento para a imagem da sua empresa. Quando for analisar se a sua agência de comunicação está alinhada com o seu planejamento, lembre-se de considerar todos estes pontos.

Quais estratégias de comunicação você considera importantes para a sua empresa? Comente a seguir.

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