RMA Trends

Planejamento estratégico de comunicação: conheça seu público-alvo

2 de Janeiro de 2014

Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa, posicionamento de marca


Compartilhe:    

A internet fez com que as empresas tivessem que repensar a forma de se relacionar com seus públicos-alvo. Se antes era possível massificar o conteúdo e mensagem, o cenário atual já não permite isso. Hoje, saber o que comunicar e para quem comunicar é essencial para o sucesso do negócio, pois pode impactar diretamente nas vendas.

É preciso ter em mente que a marca já não é mais a única fonte de informação. Os clientes têm em mãos meios de saber em segundos sobre sua empresa e negócios por meio de fontes que você, não necessariamente, tem influência. Qualquer público pode ser um influenciador, um cliente que coloca uma foto do seu produto no Instagram, por exemplo, está expondo a marca para aqueles que seguem o seu perfil na rede social.

No livro Marketing 3.0, o pesquisador Phillip Kotler comenta que entender o comportamento do consumidor é o eixo central para o sucesso de um negócio, pois permite definir os fatores que influenciam a compra dos produtos e serviços da empresa. Por isso, ao elaborar um planejamento de comunicação o primeiro passo é saber quem são seus clientes e para quem sua marca quer se comunicar.  

comunicacao_publico_alvo

Personas? Públicos-alvo? Públicos de interesse? Stakeholders? Neste momento, não importa como você costuma chamá-los, mas sim quem são eles, o que pensam ou têm a dizer sobre a sua marca. 

Você precisa conhecer o seu público-alvo, ou seja, todas as pessoas - ou organizações - que o seu negócio impacta e para quem ela precisa comunicar o seu produto e/ou serviço. Qual é a percepção desse público? Como ele enxerga o valor da sua marca? Por que ele prefere sua marca e não o concorrente?

No caso de um hospital, por exemplo, à primeira vista o público-alvo é composto apenas pelos funcionários, pacientes e médicos. No entanto, uma análise mais detalhada revelará que há outros públicos envolvidos no dia-a-dia, como: familiares dos pacientes, operadoras de plano de saúde, médicos que não são funcionários, fornecedores, governo, comunidade, formadores de opinião, ONGs etc.

Definir o público-alvo e entender a percepção de cada um sobre sua marca permitirá comunicar o valor da empresa da forma mais assertiva e fará com que suas mensagens sejam recebidas - e, mais importante, entendidas - pelas pessoas certas. A massificação do conteúdo não funciona mais. Comunicar tudo para todos é desperdício de tempo e dinheiro. É fundamental transmitir uma mensagem dedicada a cada perfil que você espera atingir e humanizar os meios de relacionamento com o cliente. Por esse motivo é preciso entender quem é e como pensa esse público: Quem são essas pessoas? Como elas interagem com a sua marca? O que elas esperam?

O papel das buyer personas no seu planejamento de comunicação

Uma das práticas adotadas pelo mercado, para direcionar a comunicação, é a definição do buyer persona do seu negócio. O buyer persona é a representação da pessoa real que está interessada em comprar seu produto ou serviço, são consumidores que sequer estão no seu radar, são os seus clientes ideais em potencial, que você pode atingir ao criar o conteúdo certo e entregar na hora certa. Uma entrevista com alguns clientes, por exemplo, pode ajudá-lo a construir o perfil do comprador ideal.

Você pode considerar alguns ou todos os públicos envolvidos com a sua marca ao criar as personas. O importante é saber para quem a sua empresa quer comunicar ao criá-las. Uma vez definidas, as personas permitirão direcionar o planejamento de comunicação para cada perfil.

Cada uma das pessoas que fazem parte do público-alvo da empresa percebe e interage com a marca de um jeito diferente, e espera receber uma mensagem que atenda às suas necessidades. Por isso, a definição adequada da persona do seu negócio ajudará na escolha das mensagens e da melhor forma de se comunicar. A empresa precisa criar relacionamento, tornar sua comunicação personalizada e humanizada; e gerar uma mensagem útil e interessante para quem a recebe.

O maior desafio é fazer com o que o público se encaixe corretamente no seu propósito e se identifique com a imagem e com a ideia que a marca quer transmitir. Lembre-se, simplificar não resolve a questão. Não existe uma fórmula mágica para escolher e se comunicar com o público certo, mas sim diversos caminhos. O mais importante é ter claro os públicos relevantes e se relacionar com eles de acordo com o o segmento de atuação da empresa, por meio de ações direcionadas para cada perfil. Portanto, o sucesso do seu negócio está em investir em um bom planejamento de comunicação e identificar o público-alvo e personas da sua empresa para que a sua mensagem seja recebida por quem realmente interessa.

PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS