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Plano de Comunicação: 5 motivos para sua marca ter sumido da imprensa

17 de novembro de 2014

Topics: planejamento estratégico de comunicação


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Ao ler notícias sobre assuntos correlatos ao seu negócio, alguns empresários costumam se questionar: por que minha empresa não foi citada como fonte nas matérias? Se este é o seu caso, listamos cinco motivos que podem ter levado sua marca a sumir da imprensa.

Plano de Comunicação: 5 motivos para sua marca ter sumido da imprensa

1. Você tem uma boa agência de relações com a mídia?

O auxílio de uma agência de comunicação especializada é imprescindível para sua empresa criar ou manter um bom relacionamento com a mídia (jornais, revistas, sites de notícias, blogs, canais de TV e rádio). Para não errar na escolha, vale a pena considerar alguns pré-requisitos na hora de contratar uma agência de comunicação:

  • Certifique-se de que a agência tenha, pelo menos, cinco anos de atuação;

  • Confira sua carteira de clientes e, especialmente, seus cases de sucesso;

  • Priorize um fornecedor com conhecimento e experiência sobre os produtos ou serviços que sua empresa oferece;

  • Finalmente, procure saber se a equipe de atendimento que será responsável pela sua empresa conhece com profundidade sua área de atuação.


2. Você trata sua agência de relações com a mídia como verdadeira parceira de negócios?

A relação de sua empresa com a agência de comunicação deve ser de muita confiança. Não são apenas os objetivos e as estratégias do seu negócio que devem ser informados, mas também detalhes que possam impactar negativamente na comunicação, como possíveis demissões em massa, por exemplo. Só assim a agência terá munição não só para divulgar sua marca, mas também para blindá-la, ajudando a evitar e/ou minimizar eventuais crises.

Se você não confia plenamente na sua agência a ponto de compartilhar informações sigilosas e estratégicas, procure outra com a qual se sinta mais à vontade e seguro. Caso contrário, as chances de seu plano de comunicação fracassar são grandes.

3. Você "empurra" informações sobre sua empresa para o mercado ou considera o interesse e as necessidades de seu público-alvo?

O que sua empresa quer noticiar é relevante para ser publicado na imprensa ou nas redes sociais? Ou interessa apenas aos colaboradores e deveria ser divulgado em canais internos? A publicação de uma matéria contribuiria positivamente para a imagem da empresa? Ou há riscos?

Uma boa agência de comunicação procura entender qual é o público-alvo de uma notícia e analisa os impactos positivos e negativos antes de uma divulgação, mapeando oportunidades de pauta para sua empresa nas mídias corretas para posicionar seu negócio. 

4. Você está conseguindo diferenciar sua oferta da concorrência?

Para investir em ações de comunicação eficazes, é preciso entender seu negócio, mercado e concorrência. O primeiro passo é a elaboração de um Planejamento Estratégico de Comunicação. Ao desenvolver o planejamento, a agência terá a oportunidade de conhecer, em profundidade, o comportamento do seu mercado de atuação e concorrentes, o perfil de seus consumidores, além saber a imagem que seu público tem de sua oferta e negócio.

Com isso a agência poderá traçar objetivos de comunicação alinhados ao desafio de negócio da sua empresa, ajudando a diferenciá-la dos demais players do mercado.

5. Os porta-vozes da sua empresa são relevantes para a imprensa?

O trabalho de posicionamento e exposição de uma marca na mídia espontânea exige um processo intensivo e contínuo de relacionamento dos porta-vozes da empresa com jornalistas e formadores de opinião, em diferentes esferas da mídia nacional.

Quando um executivo da empresa fala com a imprensa, ele é a personificação dela para os jornalistas e, logo, para os consumidores. Por isso, é necessário e crítico o alinhamento e o entendimento dos porta-vozes sobre o comportamento da mídia e, principalmente, quais os riscos e oportunidades no relacionamento de uma empresa com a imprensa.

Uma das formas de garantir isso é por meio do media trainning, treinamento teórico e prático cujo objetivo é manter o alinhamento do discurso e das mensagens-chave, preservando o estilo de cada executivo. O foco principal é preparar os interlocutores para a comunicação assertiva, eficaz e alinhada aos objetivos de negócios da empresa.

Com a combinação de uma equipe preparada, uma agência de relações com a mídia confiável e de um plano estratégico de comunicação eficaz, sua empresa certamente voltará a aparecer na mídia e colher ótimos resultados.

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