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Por que uma boa pesquisa é essencial no planejamento estratégico de comunicação

7 de Fevereiro de 2014

Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, construção de marca, pesquisa, público-alvo


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Uma das tarefas essenciais no planejamento estratégico de comunicação é definir os públicos-alvo de interesse da sua empresa. Para fazer isso é preciso entender a percepção que eles têm sobre o seu negócio, suas necessidades e expectativas. Seu cliente em potencial valoriza mais o preço ou a qualidade? O que é prioridade para ele, uma entrega rápida ou um suporte técnico confiável?

As respostas a essas e outras perguntas permitem determinar onde sua marca se encontra no presente, e que passos ela deve dar para construir o posicionamento pretendido no futuro. Por isso, a boa e velha pesquisa é uma ferramenta obrigatória em um planejamento estratégico de comunicação. Ouvir clientes, ex-clientes e potenciais clientes, por exemplo, ajuda uma empresa a identificar seus "gaps de percepção", ou seja, discrepâncias entre o que o mercado busca e valoriza e a forma como sua empresa se comunica e é percebida.

PlanejamentodeComunicacaoPesquisas qualitativas e quantitativas podem ser feitas em grupos de discussão presenciais, em campo, por telefone ou online. Cada tipo tem sua metodologia e características próprias, mas o objetivo final das pesquisas é o mesmo: gerar resultados e análises confiáveis, que serão o ponto de partida para a criação da estratégia de comunicação corporativa e marketing.

Toda ação planejada, seja ela um evento, um anúncio em uma publicação de prestígio ou a interação nas mídias sociais, deve estar alinhada ao comportamento, aos interesses e às expectativas do público-alvo. Também devem ser indicadas previamente as métricas que serão utilizadas para avaliar os resultados de cada uma.

O cenário de mídia atual é cada vez mais fragmentado, e a competição pela atenção do público mais acirrada do que nunca. Não há mais margem para chutes: para tirar o máximo do investimento em comunicação, sua empresa precisa saber, a partir do ponto de vista do público, de onde está partindo e onde quer chegar, e como cada ação planejada vai contribuir para o atingimento de objetivos de negócio. 

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