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Quem são meus influenciadores de marca e como alcançá-los?

6 de junho de 2016

Topics: tendências, público-alvo, agência de RP


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A comunicação mudou. Há poucos anos, quando se falava sobre PR, naturalmente a associação era feita com o trabalho de
Relações com a Mídia. As empresas contratavam o serviço de assessoria de imprensa das agências e tinham a “garantia”, caso ele fosse bem feito, de que os objetivos seriam alcançados.

Ambiente digital. Para diminuir o impacto que esse movimento pode gerar na comunicação das organizações é preciso, mais do que nunca, planejar e entender o público que queremos atingir e quais os canais para isso.

Afinal, como eu consigo mapear os influenciadores de marca e em quais canais investir?

As agências de comunicação tendem a entender de acordo com cada mercado quais são os melhores meios para disseminar a mensagem do cliente. Pensar em jornalistas, influenciadores digitais, analistas e mídia proprietária, entre outros, é fundamental. Mas, mais importante do que isso, é saber quem é o público de seu cliente e então traçar estratégias para chegar até ele.

Não podemos mais generalizar o conteúdo e acreditar que isso seja suficiente. Sem uma etapa de planejamento, com definições claras do público-alvo e qual o perfil de cada persona com quem precisamos falar, os canais perdem a relevância. Por exemplo, se eu preciso falar com associações de classe, não posso considerar fazer apenas imprensa. O mesmo vale para comunidades, educadores, diversos níveis de compradores dentro de uma organização, colaboradores, acionistas, entre outros. Esse planejamento deve entender quem está na ponta e, a partir daí, construir o mix de canais e as estratégias específicas para alcançar cada um deles.

Entre os novos públicos, um que ganha destaque neste momento da comunicação são  os influenciadores digitais. É fundamental mapear quem são essas pessoas e a melhor maneira para “conversar” com cada uma delas. E aqui não estamos falando apenas dos blogueiros ou instagramers, que hoje fazem sucesso nas redes sociais. Mas também profissionais relevantes que geram conteúdo no LinkedIn, por exemplo, e que podem ser indispensáveis para as estratégias das empresas B2B.   

De uma maneira ou de outra, são tantos os canais que as empresas podem usar para se comunicar que direcionar seus esforços a apenas um público enfraquece os possíveis resultados. Mais importante do que isso, ao construir um mix estruturado de comunicação, visando o stakeholder final, as companhias garantem uma mensuração muito mais assertiva do retorno alcançado com cada uma das ações.  

Mais uma vez, o mundo do marketing realmente mudou. E se as empresas não acompanharem essas mudanças ficarão presas a uma realidade passada, onde a comunicação era unilateral e voltada a um público específico.

Passo_Passo_Engajar_novo_consumidor


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