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4 sinais de que é hora de mudar sua estratégia de relações com a mídia

18 de fevereiro de 2014

Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, construção de marca, assessoria de imprensa


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Sinais de que é hora de rever sua estratégia de relações com a imprensaO relacionamento com jornalistas e influenciadores é um componente fundamental na estratégia de qualquer empresa ou instituição, pois possibilita o estabelecimento do diálogo com os seus públicos-alvo.

Por meio de uma boa estratégia de PR (Public Relations) é possível trabalhar conteúdos e atividades que aumentem o engajamento da marca com seus clientes, melhorar a presença nos canais digitais e ganhar visibilidade na mídia espontânea, por exemplo.

Para checar se a sua estratégia de PR está funcionando bem, fique atento a estes três sinais:

  • #1 Minha marca aparece na Mídia, mas ninguém vê! Já tratamos deste assunto aqui no blog sobre como não é a quantidade de matérias onde a empresa aparece que vai determinar a qualidade do trabalho com a Imprensa. O importante é como e onde você aparece. Cada vez mais, os veículos são multi-plataforma e super-segmentados. Ou seja, aparecer em uma matéria de mercado em um grande portal, pode trazer uma visibilidade e um alcance que você jamais imaginou ter. Por outro lado, se 50% do que foi publicado sobre sua marca durante o ano se resume à divulgação de vagas, provavelmente você não atingirá os resultados esperados.

  • # 2 Não somos lembrados nem consultados para participar de pautas relevantes nos veículos. Não participar de uma ou outra pauta é normal, afinal ninguém tem um radar tão apurado que permita conhecer todas as pautas que estão sendo produzidas. Mas se sua empresa não participa da maioria das pautas setoriais, pode acender a luz amarela. Pode ser que esteja faltando um trabalho de aproximação com os jornalistas destes veículos ou que eles não tenham em mente como sua empresa ou organização podem contribuir como fonte de informação relevante para o seu mercado de atuação.

  • # 3 Minha equipe comercial reclama de dificuldade em abrir novas portas porque não somos conhecidos. O que está errado? Você sabe da competência técnica da sua empresa, seus clientes adoram e recomendam seus serviços e seus colaboradores têm orgulho de fazer parte do time. Uma boa estratégia de PR pode te ajudar a aumentar a sua visibilidade e principalmente mostrar a sua credibilidade ao mercado. Se você não tem um processo de comunicação contínuo com o seu público-alvo é provável que você fique de fora de concorrências ou que sua equipe comercial tenha realmente mais dificuldade em abrir novas portas, pelo desconhecimento da sua marca e de seus produtos e serviços. Não basta ter boa reputação, é necessário cacarejar suas qualidades, resultados e os benefícios que sua empresa pode gerar para os seus clientes.

Se a sua empresa já se deparou com um ou mais dos sinais descritos acima, talvez seja o momento de rever a sua estratégia de PR.

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