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Como planejar e direcionar a exposição de sua marca na mídia espontânea

A maioria dos gestores de marketing acha que a mídia espontânea é reativa, até por ser espontânea (o que vai ser publicado depende do veículo e não de nossa vontade). Essa é uma meia verdade. É evidente que a palavra final sobre cada linha publicada na mídia depende exclusivamente do interesse e da vontade do jornalista e de seu editor.  É impossível para o porta-voz, ou para a agência de comunicação, ditar o conteúdo do que será publicado, mas isso não quer dizer que não possamos influencia-lo.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, assessoria de imprensa, relações com a mídia, exposição da marca,, plano tático de comunicação

Jogo dos 7 erros: os problemas mais comuns em um trabalho de assessoria de imprensa

Quem não se lembra do jogo dos sete erros? Duas figuras aparentemente idênticas, mas que a um olhar mais atento revelavam sutis diferenças. 

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, correlação, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa, assessoria de imprensa

4 sinais de que é hora de mudar sua estratégia de relações com a mídia

 

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, construção de marca, assessoria de imprensa

Comunicar x convencer: o uso do jargão na comunicação corporativa

Como acontece em qualquer outro ramo, o jargão da comunicação corporativa faz parte do dia a dia dos profissionais. Se você tem uma agência de comunicação corporativa na condição de fornecedor ou parceiro da sua empresa, provavelmente já conhece alguns dos termos usados (e às vezes abusados) por quem atua na área. 

Entre os mais comuns estão follow up (contato com jornalistas para acompanhamento da evolução de uma pauta), briefing (resumo das informações para desenvolvimento de um trabalho) e boiler plate (aquele pequeno texto "sobre a empresa", geralmente usado no final de press releases).

Quando usados entre pessoas do meio, esses e outros termos cumprem seu papel, que é o de explicar ou descrever aspectos específicos do trabalho de comunicação corporativa. Mas fora de contexto, podem gerar um ruído desnecessário e prejudicial na comunicação entre especialistas e leigos.

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Topics: comunicação corporativa, posicionamento de marca, assessoria de imprensa, agência de comunicação, relações com a mídia, público-alvo

Assessoria de imprensa para além das capas de revistas

Ao contrário do que sugere o próprio nome da atividade, o papel de uma assessoria de imprensa não deve se restringir apenas a estabelecer o diálogo entre empresas e imprensa. Diante de um público cada vez mais conectado, dinâmico e questionador, o papel da assessoria deve compreender a gestão da reputação do cliente de forma ampla.  

É preciso reunir competências diversas para oferecer ao cliente ferramentas e serviços adequados a este novo momento da comunicação corporativa. No final das contas, o trabalho deve ter impacto sobre os negócios, contribuindo para o atingimento dos objetivos da empresa. 

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Topics: comunicação corporativa, construção de marca, assessoria de imprensa, agência de comunicação, reputação, gestão de reputação e visibilidade

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