RMA Trends

TOTVS conquista prêmio nacional ABERJE 2014 na categoria Comunicação de Marca

As notícias boas não param de chegar aqui na agência. Mais um cliente da RMA ganhou um prêmio nacional ABERJE. Desta vez, celebramos a conquista da TOTVS na categoria Comunicação de Marca.

Após um grande projeto de branding, realizado pela empresa, a RMA foi a responsável pela comunicação do novo momento da TOTVS para a imprensa em 2014. Foram muitas as ações, entre elas a divulgação da campanha publicitária de 2014, o lançamento da nova marca em si, e uma coletiva de imprensa, com a presença de jornalistas especializados, para o lançamento do Espaço Arena TOTVS, espaço de eventos altamente tecnológico localizado na sede da empresa em São Paulo. Entre os temas mais comentados, tivemos o novo dress code da empresa, que permite o uso de vestuário mais informal, incluindo bermudas, o que reforça esse novo momento. 

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Topics: comunicação corporativa, construção de marca, agência de comunicação, Prêmios

O que é modismo e o que veio pra ficar na comunicação corporativa?

Na Era da Informação, tudo muda muito rápido. A obsolescência de produtos, modelos, práticas e comportamentos anda tão curta que torna difícil afirmar que um certo padrão, tão utilizado em determinado momento, veio  - ou não - para ficar. Principalmente em se tratando de mídias tradicionais e sociais e comportamento do público, essas mudanças parecem ainda mais profundas e aceleradas.

 

Afinal, o que é modismo e o que veio pra ficar quando falamos em comunicação corporativa?

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Topics: comunicação corporativa, comunicação digital

Rede Social de gravata: LinkedIn na estratégia de comunicação corporativa

A maioria das redes sociais são vistas pelos usuários como um espaço de lazer, o que torna difícil a vida das empresas que querem ter um perfil atuante junto aos internautas. O LinkedIn é uma exceção: trata-se da única plataforma social que já nasceu "de terno e gravata", com um viés de RH. O LinkedIn é hoje fundamental  para os profissionais que querem fazer networking, em benefício daqueles que estão em busca de novos desafios, ou da empresas que procuram por ele

Paradoxalmente, o LinkedIn é a rede social onde as empresas têm maior dificuldade de se posicionarem. Quando muito utilizam o LinkedIn para recrutamento, mas uma plataforma onde a maioria dos executivos têm perfil ativo certamente poderia ser melhor utilizada para ações de branding. Hoje o LinkedIn é visto pelas empresas apenas como uma plataforma de RH, com o objetivo de dar uma mãozinha para relacionarem-se diretamente com profissionais de seu interesse.   

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Topics: comunicação corporativa, redes sociais

O impacto das mídias sociais em sua estratégia de comunicação corporativa

 

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Topics: comunicação corporativa, comunicação digital, mídias sociais,, redes sociais, crises

Seis métricas para avaliar a eficácia da Comunicação Digital para o negócio

Por Augusto Pinto, sócio-gestor da RMA Comunicação*

No meu último artigo tentei esclarecer alguns conceitos sobre métricas aplicadas na Comunicação Corporativa e, conforme prometido, vou avançar ou pouco mais no tema, focando em métricas para avaliar a performance da Comunicação Digital.

Uma das principais vantagens da Comunicação Digital é a possibilidade de mensurar praticamente tudo em qualquer que seja o canal digital. Do site corporativo à fanpage no Facebook, tudo é mensurável. Este cenário pode ser uma benção ou uma maldição disfarçada. Me explico. São tantos indicadores que até assusta quem não é da área. Tempos atrás fui a um mega evento de Comunicação Digital e fiquei pasmo quando um dos palestrantes, executivo de uma grande agência digital, respondeu em alto e bom som uma pergunta que veio da plateia: “Trabalhamos com mais de 100 métricas para medir a comunicação digital de nossos clientes”.

Desculpa, mas não podemos mais conviver com este deslumbre do mundo digital, não dá mais para continuar aceitando relatórios que falam exclusivamente de números de fãs, seguidores, impacto, engajamento, visitantes, etc – métricas que importam muito pouco (ou quase nada) quando trabalhadas isoladamente, desassociadas de qualquer objetivo ou estratégia de negócio. Imagine a Boeing tentando vender um avião, usando como valor de referência a potência máxima das turbinas. OK, essa é uma métrica, mas que não influencia os critérios de compra. O que interessa realmente ao comprador é o consumo de combustível por passageiro transportado, isso sim é uma métrica, pois correlaciona um dado técnico a um critério de negócio.

Os americanos chamam as métricas apenas quantitativas de “vanity metrics” ou melhor, métricas da vaidade, os números são excitantes, mas os resultados de vendas... Estamos na era do “Show-me the Money” da Comunicação Digital. Além dos famosos gráficos de crescimento, audiência, engajamento, ou até viralização de conteúdos, é necessário correlacionar com os resultados de vendas e receita da companhia.

Dito isto, vamos olhar algumas métricas que realmente importam, relacionadas ao tráfego e à conversão. Tráfego significa atrair as pessoas certas para os ambientes digitais da empresa e conversão representa a quantidade de vendas ou clientes conquistados.

Para exemplificar podemos pensar em uma grande loja de departamento no centro da cidade. De maneira simplista, uma métrica de tráfego poderia ser o número de pessoas que entram na loja por dia e uma métrica de conversão poderia ser quantas delas (pessoas) compram produtos.


A partir deste entendimento, fica muito mais claro como definir algumas métricas de tráfego e conversão para a Comunicação Digital. A lista abaixo apresenta alguns exemplos.

Métricas de Tráfego:

1. Visitantes únicos do site da empresa

2. Ranking das principais fontes de geração de tráfego (Busca orgânica, mídias sociais, links diretos, links pagos)

Métricas de Conversão:

3. Visitantes em leads (dos visitantes que o site recebe quantos se tornam clientes potencias do seu produto ou serviço)

4. Leads em clientes (quantos dos potenciais clientes realmente compram)

5. Custo por lead

6. Custo por cliente

Os indicares de tráfego e conversão demonstram claramente o real impacto da estratégia digital no negócio, permitindo assim uma análise efetiva de ROI (Return On Investiments) de Comunicação Digital. Diante deste novo cenário, qual métrica é mais importante para sua empresa? Conquistar 1 milhão de fãs ou gerar 10% de vendas a partir do tráfego gerado pelas mídias sociais?

Vale a reflexão.

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Topics: comunicação corporativa, métricas, comunicação digital

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