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5 práticas de storytelling para o seu planejamento de comunicação corporativa

Storytelling é a arte de contar histórias, e apesar do uso do termo ser relativamente recente na área de comunicação corporativa, a prática de contar histórias tem raízes profundas na História (com "H" maiúsculo) da humanidade.

Quando poucas pessoas sabiam ler e escrever, eram os contadores de história os responsáveis por perpetuar o conhecimento e a experiência dos antepassados. Hoje, contar histórias é o caminho escolhido por muitas empresas para vender produtos, defender conceitos e aproximar a marca de seu público-alvo, usando estruturas narrativas com personagens, lugares e enredo.

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Topics: economia da atenção, planejamento de comunicação corporativa, construção de marca, público-alvo, storytelling

Comunicar x convencer: o uso do jargão na comunicação corporativa

Como acontece em qualquer outro ramo, o jargão da comunicação corporativa faz parte do dia a dia dos profissionais. Se você tem uma agência de comunicação corporativa na condição de fornecedor ou parceiro da sua empresa, provavelmente já conhece alguns dos termos usados (e às vezes abusados) por quem atua na área. 

Entre os mais comuns estão follow up (contato com jornalistas para acompanhamento da evolução de uma pauta), briefing (resumo das informações para desenvolvimento de um trabalho) e boiler plate (aquele pequeno texto "sobre a empresa", geralmente usado no final de press releases).

Quando usados entre pessoas do meio, esses e outros termos cumprem seu papel, que é o de explicar ou descrever aspectos específicos do trabalho de comunicação corporativa. Mas fora de contexto, podem gerar um ruído desnecessário e prejudicial na comunicação entre especialistas e leigos.

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Topics: comunicação corporativa, posicionamento de marca, assessoria de imprensa, agência de comunicação, relações com a mídia, público-alvo

Por que uma boa pesquisa é essencial no planejamento estratégico de comunicação

Uma das tarefas essenciais no planejamento estratégico de comunicação é definir os públicos-alvo de interesse da sua empresa. Para fazer isso é preciso entender a percepção que eles têm sobre o seu negócio, suas necessidades e expectativas. Seu cliente em potencial valoriza mais o preço ou a qualidade? O que é prioridade para ele, uma entrega rápida ou um suporte técnico confiável?

As respostas a essas e outras perguntas permitem determinar onde sua marca se encontra no presente, e que passos ela deve dar para construir o posicionamento pretendido no futuro. Por isso, a boa e velha pesquisa é uma ferramenta obrigatória em um planejamento estratégico de comunicação. Ouvir clientes, ex-clientes e potenciais clientes, por exemplo, ajuda uma empresa a identificar seus "gaps de percepção", ou seja, discrepâncias entre o que o mercado busca e valoriza e a forma como sua empresa se comunica e é percebida.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, construção de marca, pesquisa, público-alvo

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