RMA Trends

Marketing e comunicação devem caminhar juntos na jornada do cliente

* Por Augusto Pinto, sócio-presidente do Grupo RMA

Antes de mais nada, é importante diferenciar marketing da comunicação (e me desculpem aqueles que me criticarão por explicar o óbvio). Fazendo um quote de mim mesmo, reproduzo aqui um trechinho de artigo recente: “O marketing deve propor as estratégias para engajar o público-alvo com a marca e a comunicação as executa, levando a mensagem certa, para o público certo, na mídia certa. Ou seja, o que liga o marketing à comunicação é a mensagem”.

Continue Lendo

Topics: Planejamento de Marketing Digital, tendências, planejamento de comunicação, comunicação digital

Comunicação Corporativa, afinal o que isso significa?

Antes de mais nada, é importante diferenciar marketing de comunicação. Fazendo um quote, reproduzimos aqui um trechinho de artigo recente: “O marketing deve propor as estratégias para valorizar a marca diante de seu público-alvo e a comunicação as executa, levando a mensagem certa, para o público certo, na mídia certa. Ou seja, o que liga o marketing à comunicação é a mensagem”.

Continue Lendo

Topics: agência de comunicação, comunicação corporativa, posicionamento de marca, planejamento de comunicação

Reposicionamento de marca, quando isso é importante?

Antes de responder essa pergunta, vamos relembrar alguns conceitos como, por exemplo, a Essência da Marca. Podemos dizer que equivale à alma de uma pessoa, isto é, não muda! Por mais que ocorram transformações no cenário de mercado no qual a marca está inserida, sua essência continuará a mesma.

Continue Lendo

Topics: posicionamento de marca, construção de marca, planejamento de comunicação

Gestão de marca e a importância de um planejamento de comunicação

Quando abordamos o universo das empresas, não adianta apenas ser, é necessário parecer ser. Para muitas empresas parece impossível traduzir o trabalho desenvolvido (o ser) em reconhecimento por parte do público e da mídia (o parecer ser). Todos os esforços de comunicação e marketing esbarram em um muro de contenção que impede que a marca consiga estabelecer o seu mind share.

Continue Lendo

Topics: planejamento de comunicação, Planejamento de Comunicação e Marketing

Como encontrar o equilíbrio ideal no seu plano de comunicação?

Por Augusto Pinto, sócio-gestor da RMA Comunicação

Nos bons e nem tão velhos tempos do marketing tradicional, a vida dos CMOs (Chief Marketing Officers) era relativamente mais fácil. Bastava reservar parte do budget para a publicidade e o resto distribuía-se entre ações como web site, imprensa, eventos, ações de marketing promocional e, muito recentemente, para a mídia online - que, normalmente, recebia um investimento tímido.

Continue Lendo

Topics: planejamento de comunicação

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS