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5 sinais de que o seu planejamento de comunicação já foi para a gaveta

 

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, planejamento de comunicação corporativa, budget, riscos, gestão de crises, posicionamento de marca

Como otimizar seu budget de comunicação corporativa

 

budget planejamento de comunicação corporativa

Em muitas empresas a área de Comunicação Corporativa é vista como uma "prima pobre" da família: seja com um budget atrelado ao de marketing ou com um budget independente é comum o gestor de comunicação ter o desafio de fazer mais com menos. Como educar a diretoria sobre a importância de investir em comunicação? 

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, planejamento de comunicação corporativa, tendências, budget, métricas, indicadores, correlação

Tendências para planejar sua comunicação corporativa: BYOD

A adoção em massa de tecnologias da informação, observada a partir da década de 80, ofereceu às empresas a possibilidade de um controle sem precedentes sobre seus fluxos de comunicação e processos de negócio.

Essa realidade começou a mudar lentamente com ampliação do acesso à Internet, e a subseqüente adoção do email como ferramenta básica de trabalho. Mas foi com a disseminação de tecnologias móveis voltadas ao consumidor que as empresas começaram a se dar conta de que um movimento - posteriormente batizado de "consumerização" estava em curso.

Notebooks, smartphones e tablets ganharam as ruas, casas e escritórios, mudando a forma como nos comunicamos. Se você circula por ambientes corporativos, basta olhar em volta para notar a onipresença e a variedade de aparelhos e canais de comunicação utilizados por seus clientes, fornecedores e, claro, colaboradores.

Resultado: nunca antes as paredes das empresas foram tão porosas. O controle estrito e hierarquizado de outrora aos poucos dá lugar à organização em rede, na qual informações de propriedade da empresa (das mais banais às mais sigilosas) podem ser carregadas no bolso dos funcionários, e transmitidas instantaneamente a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.  

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Como a economia da atenção afeta o seu planejamento de comunicação

Você já parou pra pensar no que faz do Facebook uma empresa tão influente hoje? A resposta não está necessariamente nos resultados financeiros ou na capacidade de inovação da equipe de Mark Zuckerberg, e sim em uma estatística simples: 1.4 bilhão de usuários, que passam, cada um, em média, mais de 15 horas por mês conectados ao serviço. Na prática, isto significa que o Facebook tem acesso a um dos recursos mais escassos do planeta Terra na atualidade: a atenção de muita, muita gente.

O economista Herbert Simon (1916-2001) foi o primeiro a descrever o fenômeno da economia da atenção, ainda sem esse nome, na década de 1970: "A riqueza de informação cria pobreza de atenção, e com ela a necessidade de alocar a atenção de maneira eficiente em meio à abundância de fontes de informação disponíveis".

planejamento de comunicação corporativa e economia da atenção
Se a abundância de mensagens competindo por nossa atenção não é algo novo, por outro lado ela nunca foi tão facilmente perceptível quanto hoje - e não estamos falando apenas de campanhas publicitárias, dessas que parecem nos perseguir onde quer que estejamos.

Estamos falando também no volume de telefonemas e emails que recebemos, nos posts e notificações enviados pelas mídias sociais que freqüentamos, nas solicitações automáticas dos aparelhos e aplicativos que usamos. Cada gota desse oceano representa uma tentativa de nos "impactar", de nos estimular a esta ou aquela ação.

Saturados pelo volume de mensagens e estímulos a que somos expostos, somos forçados a lidar permanentemente com a escolha entre quais mensagens ignorar - ou não. Passamos a "premiar" os agentes que melhor atendam ao nosso contexto (momento, necessidades e expectativas), por mais efêmero e imperceptível que este seja.

E é esta, quatro décadas depois, exatamente a questão que se coloca para as empresas na hora de planejar a comunicação corporativa. Um cenário de abundância de informação e escassez de atenção não cria oportunidades para que pessoas e organizações atuem como filtros, identificando e traduzindo o que há de relevante para seus públicos?

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, economia da atenção, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa

3 perguntas essenciais em um planejamento de comunicação corporativa

 

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, planejamento de comunicação corporativa, como fazer um plano de comunicação corporativa

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